Em primeiro grande teste, Felipe Melo confirma bons números na zaga

(Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

Não é novidade para ninguém que Vanderlei Luxemburgo sempre enxergou Felipe Melo na função de zagueiro. Antes mesmo de assumir o Alviverde, pela quinta vez, Luxa destacou os pontos fortes do camisa 30 e ressaltou que o atleta poderia ter mais utilidade um pouco mais recuado, sem ficar tão exposto às ações ofensiva dos adversários.

Com quatro jogos disputados no ano (incluindo as duas partidas da Flórida Cup), Melo vem demonstrando, na prática, que realmente o "Profexô" pode estar certo.O Pitbull diminuiu consideravelmente o número de faltas cometidas, mantém um aproveitamento excelente de passes certos e, diferente de antes, se mostra menos cansado aos términos das partidas.

Em seu primeiro grande teste na função, Felipe Melo ratificou os ótimos números desse início de temporada no empate de ontem, contra o São Paulo, em Araraquara-SP.

De acordo com os números do Footstats, o capitão do Verdão terminou o Choque-Rei sem cometer uma falta sequer, teve um aproveitamento de 100% nos passes (foram 45 passes certos). Além disso, Melo acertou quatro dos cinco lançamentos que fez no jogo, bloqueou uma finalização perigosa do atacante Pablo e fez nove rebatidas.

Até o momento, Felipe Melo vem sendo destaque no quesito disciplina também. Nos dois primeiros jogos do Paulistão 2020, o atleta não recebeu nenhum cartão amarelo. Em 2019, o camisa 30 foi o atleta Alviverde com o maior número de cartões no Campeonato Brasileiro (foram 11 cartões amarelos e um vermelho em 24 jogos disputados).

Se antes o próprio atleta se mostrava reticente ao desempenho na nova função, as suas boas atuações confirmam, pelo menos até o momento, que confiar no olhar cirúrgico de Vanderlei Luxemburgo pode contribuir, e muito, para a melhora de desempenho do próprio Felipe Melo e dos demais jogadores do elenco Alviverde em 2020.