Nos últimos anos, o Palmeiras se consolidou como uma das principais forças da América do Sul. Além dos dois títulos de Libertadores, o time chegou a duas semifinais e, desde 2018, soma apenas três derrotas em fases de grupos da competição. Este número é igual ao atingido pelo Corinthians apenas na edição atual do torneio.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Em 2023, o Alviverde foi derrotado pelo Bolívar na estreia por 3 a 1. Para a partida, o Maior Campeão Nacional foi escalado com um time alternativo, uma vez que ainda brigava pelo título do Paulistão.
O resultado negativo nesta fase do campeonato é algo raro para o Palmeiras, uma vez que havia ocorrido apenas uma vez sob o comando de Abel Ferreira. Em 2021, o Verdão enfrentou o Defensa y Justícia no Allianz Parque. Na ocasião, a equipe perdeu por 4 a 3, sofrendo um gol aos 49 minutos do segundo tempo.
Mesmo sem Abel Ferreira, o retrospecto positivo na fase de grupos era similar. Com Luxemburgo e Andrey Lopes, em 2020, o time ficou invicto nos seis primeiros jogos – cinco vitórias e um empate. Sob o comando de Roger Machado e Felipão, entre 2018 e 2019, o clube sofreu apenas um revés. Na ocasião, com Scolari no banco palestrino, o adversário era o San Lorenzo, que venceu por 1 a 0 na Argentina.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Endrick aproveita rebote da defesa e marca para Palmeiras
Por outro lado, o Corinthians vive uma situação diferente. Sem campanhas de destaque na competição desde 2012, quando foi campeão pela única vez em sua história, o rival foi eliminado nesta edição da Libertadores com uma rodada de antecedência e corre riscos de não garantir uma vaga nos playoffs da Sul-Americana.
Em cinco jogos, o time paulistano conquistou apenas quatro pontos e foi derrotado três vezes – mesmo número de resultados negativos do Palmeiras na fase de grupos desde 2018. Estes reveses ocorreram diante de Argentinos Juniors e Independiente Del Valle (duas vezes).
Já classificado e em busca do 4º título continental de sua história, o Verdão entra em campo pela Libertadores novamente no dia 29 de junho diante do Bolívar.