Encostado em 2020, Gustavo Scarpa era artilheiro do Palmeiras no mesmo período do ano passado

Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, meia foi titular em apenas duas das 12 oportunidades que recebeu

Mais de uma participação direta em gols a cada três partidas. Essa era a média de Gustavo Scarpa pelo Palmeiras após a partida diante do São Paulo, válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. Naquele momento da temporada, o canhoto somava sete bolas na rede e duas assistências em 25 partidas disputadas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Números esses que eram comparáveis aos de Dudu. O atacante, que foi emprestado ao Al-Duhail, do Catar, era o maior garçom do time, com 10 assistências. Por outro lado, no entanto, ele havia balançado as redes cinco vezes e figurava na vice artilharia.

Levando em consideração os duelos oficiais, o Verdão entrou em campo 27 vezes neste ano. Titular em apenas duas das 12 oportunidades que recebeu do técnico Vanderlei Luxemburgo, Scarpa está longe de atingir suas marcas da última temporada. Isso porque, além de somar uma assistência contra o Bahia, o camisa 14 foi à rede apenas uma vez, diante do Oeste.

Ainda que não seja possível atribuir essa brusca queda de rendimento a um único fator, vale destacar que Gustavo Scarpa sequer completou dois jogos consecutivos na equipe titular do Verdão. Ele recebeu sondagens do Almería, da Espanha, e outros clubes internacionais.

A mudança de posicionamento promovida por Luxa também pode ser mais um fator determinante para o insucesso do meia nesta temporada.

Mapa de calor de Gustavo Scarpa na temporada 2019 (esquerda) e 2020 (direita) – Foto: Reprodução/SofaScore

Ao analisar o mapa de calor do jogador em 2019, enxerga-se que Scarpa tinha mais liberdade dentro de campo. Apesar da sua preferência por atuar no lado direito do campo,  o camisa 14 também flutuava na lateral oposta. Característica essa que potencializa não só o seu desempenho, mas também o leque de jogadas do Palmeiras.

LEIA MAIS