Na noite quarta-feira (19) o Palmeiras Sub-20 venceu o Oeste-SP por 5 a 2, na Arena Barueri, em Barueri-SP, em jogo válido pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, e se classificou para a semifinal. Os gols palestrinos foram marcados por Gabriel Silva, Giovani (x2), Endrick e Pedro Bicalho.
O time treinado por Paulo Victor Gomes terminou a primeira fase na liderança do Grupo 28, com sete pontos, empatado com o Água Santa. O Verdão, no entanto, garantiu a ponta pelo melhor saldo de gols. Batendo o Mauá por 4 a 0 na segunda fase, triunfando por 3 a 0 sob o Atlético Goianiense nas oitavas e vencendo o Internacional por 2 a 1 nas oitavas, o Palmeiras vai encarar o vencedor de São Paulo e Cruzeiro após a vitória de hoje.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O JOGO
Sem nenhum atleta positivo para Covid-19, os desfalques alviverdes para esta partida foram apenas o zagueiro Michel e o atacante Daniel, que seguem se recuperando de lesão.
Com isso, Paulo Victor Gomes conseguiu escalar um Palmeiras tido como ideal diante do Atlético. Com Endrick iniciando entre os onze, o jovem e Gabriel Silva comandaram o ataque, com Giovani e Jhonatan abertos na criação de jogadas. Vitinho ficou no banco, sendo a única alteração em relação a escalação da partida diante do Internacional.
A partida começou com o Oeste tendo a primeira grande chance. Com apenas uma volta completa do relógio, Popós venceu Vanderlan na corrida e cruzou para Kauan, sem goleiro, arrematar para fora. 40 segundos mais tarde, Jhonatan lançou, Gabriel Silva cruzou e o mesmo Jhonatan finalizou de trivela. No rebote, Gabriel Silva só empurrou. 1 a 0.
Continuando a pressão forte, característica do time de Paulo Victor Gomes na Copinha, aos 8’, Garcia virou o jogo para Jhonatan que cruzou para Giovani, na entrada da pequena área chutar forte à queima roupa. 2 a 0.
Cinco minutos mais tarde uma pintura na Arena Barueri. Vestindo a camisa 9 de Evair, Endrick, de apenas 15 anos, fez um gol digno do Matador. De puxeta, fora da área, o centroavante venceu dois zagueiros e colocou a bola no ângulo do goleiro. 3 a 0.
Inspirado, Endrick lançou Gabriel Silva, que foi derrubado dentro da área. Pênalti. Após perder no último jogo, Pedro Bicalho cobrou e marcou o quarto com apenas 25 minutos.
O Verdão poderia até ampliar, mas Giovani perdeu dois sem goleiro. A primeira, com drible de Endrick, bola na medida de Gabriel Silva e o camisa 7 perdeu sob a linha do gol. Na segunda, Gio tirou o goleiro do lance, mas perdeu o ângulo e chutou na trave.
A partir dos 30, o Palmeiras tirou a intensidade, a administrou os minutos finais. Já o Oeste pouco agrediu e apenas assistiu o time palestrino, que desceu a linha de marcação. 4 a 0 no intervalo.
Mantendo o ritmo dos minutos finais do primeiro tempo, o Palmeiras diminuiu o ritmo no início da segunda etapa e com um minuto sofreu o primeiro gol do Oeste. A resposta não demorou para aparecer, e Giovani marcou o segundo dele no jogo, aproveitando jogada de Endrick e Gabriel Silva.
Sem deixar o time de Barueri jogar, o Verdão continuou criando, mas não ampliou. Giovani, Gabriel Silva e Endrick tiveram boas chances, mas pararam no travessão e no goleiro. Aos 29, novamente Popó, centroavante do Oeste, diminuiu, aproveitando rebote de Mateus.
Nos últimos lances, o Palmeiras apenas deixou a bola correr, enquanto que o Oeste apelou para empurrões e pontapés. Com bela batida de falta cobrada por Kevin e arremate errado de João Pedro, o arbitro encerrou o placar aos 48 minutos do segundo tempo. Placar final, 5 a 2.
O CAMPEONATO
O Palmeiras chegou à Copinha embalado pela quinta conquista consecutiva do Campeonato Paulista Sub- 20. No último dia 22 de dezembro, o time se sagrou campeão da competição estadual após vencer o Mirassol por 1 a 0, fora de casa, e conquistar um 3 a 0 no placar agregado. Ao todo foram 24 jogos disputados na competição, com 17 vitórias, cinco empates e duas derrotas, além de 68 gols marcados e 18 sofridos.
Desde a chegada do treinador Paulo Victor Gomes ao comando do Sub-20 alviverde, na vitória fora de casa por 2 a 0 contra a Itapirense pelo Campeonato Paulista, o time está invicto, seja no Paulista ou representando o time profissional no Brasileirão. Ao todo, são 21 jogos, com 15 vitórias, seis empates, 53 gols marcados e apenas nove sofridos, além da conquista do certame estadual.
Após bater o Oeste, o Palmeiras volta a campo pela Copinha no próximo sábado (22) diante de São Paulo ou Cruzeiro. Os horários da partida serão divulgados na noite de hoje pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
LEIA MAIS
Palmeiras Feminino treina na Academia e Bia Zaneratto celebra retorno: ‘Muito feliz’
Abel Ferreira pode se tornar treinador com mais vitórias no Allianz até o fim de janeiro
Destaque do Palmeiras na Copinha, Garcia é preparado para ser opção de Abel Ferreira