Endrick entra bem em partida aberta e se torna opção real para Abel Ferreira no Palmeiras
Camisa 16 recebeu nova oportunidade no Choque-Rei com o placar em 0 a 0 e conseguiu bom desempenho
Principal promessa das categorias de base do Palmeiras, Endrick entrou em campo pela segunda vez como profissional no último domingo (19), diante do São Paulo e correspondeu às expectativas. Diferente da última oportunidade, quando entrou com o jogo ganho contra o Coritiba, o jovem de 16 anos entrou bem em uma partida aberta e se provou como ‘opção real’ para Abel Ferreira no Verdão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Diante do Coritiba, em sua estreia, o camisa 16 foi chamado com o placar em 3 a 0 para o Verdão e levou a torcida ao delírio ao se tornar o jogador mais jovem a atuar como profissional na história do clube. No entanto, perdeu duas chances claras para marcar. Diante do São Paulo, no Choque-Rei do último domingo, o atacante entrou aos 16 minutos da etapa final, substituindo Merentiel, que atuava como centroavante do Verdão na partida.
Mesmo em um jogo truncado, Endrick foi bem nos poucos espaços que teve. Em seu primeiro lance, recuperou uma jogada ofensiva quase perdida e ajudou a criar um perigoso lance ao time. Já nos acréscimos, o jogador de 16 anos escapou livre nas costas de Beraldo, zagueiro rival, foi puxado e causou a expulsão direta do defensor.
Em números retirados do SofaScore, o atacante, que ficou 28 minutos em campo, deu seis toques na bola, venceu o único duelo que disputou, acertou dois dribles (100% de eficiência) e sofreu uma falta – que culminou na expulsão de Beraldo.
Contra o Coritiba, a promessa ficou 21 minutos dentro das quatro linhas, acertou duas finalizações no gol (ambas chances claras de gol), deu uma assistência para arremate, venceu dois dos três duelos disputados e acertou sua única tentativa de drible.
Apesar de ter destacado a qualidade e a forma natural com que Endrick foi a campo, Abel Ferreira pediu calma na coletiva de imprensa após o Choque-Rei e disse que as coisas vão acontecer no seu tempo.
– Vamos dar tempo ao tempo. Quando a equipe precisar dele e for o momento de aproveitar as características dele, ele vai jogar. É sorte do Palmeiras poder contar com um menino com tanta capacidade e qualidade. Estamos aqui para o ajudar a crescer. Vai entrar como foi hoje, de forma natural – destacou o treinador.
Cotado para ser o principal centroavante do Palmeiras no futuro, o garoto disputa vaga em uma função que rende bastante cobrança da torcida palmeirense. Na entrevista coletiva, o treinador do Verdão falou a respeito da pressão de vestir a camisa 9 do time.
– O nove aqui tem muito peso, não é fácil ser o nove dessa equipe. Não é uma coisa de agora, é histórica. Os jogadores têm que aprender a lidar com essa pressão e se adaptar a jogar nesse estádio, nesse gramado e com essa exigência. Aqui, antes de triunfar, os jogadores foram amassados. Mas eles têm a resiliência para continuar – concluiu o português.
No Palmeiras desde 2016, a Cria da Academia já conquistou 14 títulos de expressão e foi o primeiro jogador a vencer nas cinco principais categorias de base do clube. Entre as taças mais importantes, estão a Copa São Paulo de Futebol Júnior; o Campeonato Brasileiro Sub-20, Copa do Brasil Sub-17; e os Paulistas Sub-11, Sub-13, Sub-15.
Endrick assinou seu primeiro contrato profissional com o clube palestrino em julho, quando completou 16 anos, idade mínima permitida pela lei. O acordo foi selado com duração até o final de 2025. Para proteger o atleta, o time alviverde ainda estipulou uma multa contratual de € 60 milhões (cerca de R$ 330 milhões na cotação atual).
Com o atacante novamente à disposição de Abel Ferreira, o Palmeiras volta a campo no próximo sábado (22) às 21h (de Brasília) diante do Avaí, no Allianz Parque. Líder do Campeonato Brasileiro com 68 pontos, oito a frente do vice-líder Internacional, uma vitória aumenta a chance de título para a equipe palestrina.
LEIA MAIS:
Com Endrick, Nike divulga campanha de camisa da Seleção Brasileira
Projeto de quatro anos e faixa de capitão: Palmeiras e CIMED divulgam detalhes da parceria
Jhon Jhon revela conversas de Abel com jovens do Palmeiras: ‘Nossa oportunidade vai chegar’