Endrick de ponta? Encaixe de Abel Ferreira já foi utilizado nas categorias de base do Palmeiras
Jovem atacante atuou em parte do clássico diante do Corinthians aberto pela beirada do campo
Grande promessa das categorias de base do Palmeiras, o atacante Endrick, de 16 anos, ainda busca o primeiro gol na atual temporada com a camisa do Verdão. Centroavante de oficio e há dez jogos sem balançar a rede, a joia palestrina fez bom clássico contra o Corinthians, na última quinta-feira (16), atuando como ponta.
Embora jogar pelas beiradas não seja comum ao Cria da Academia, também não é novidade – a mudança tática já ocorreu em ocasiões nas categorias de base. Na Copinha de 2022, que culminou no título inédito ao Verdão, Gabriel Silva e Endrick se revezavam entre as funções de centralizado e aberto.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O posicionamento, no entanto, era mais comum quando o atacante era ainda mais jovem. Pela categoria Sub-13, Endrick atuou diversas vezes aberto, seja pela esquerda ou direita, e com o centroavante Luigh centralizado – o parceiro de ataque atualmente é um dos destaques do Palmeiras Sub-17.
Atuando mais pela esquerda, o jovem deixou o Dérbi no segundo tempo com bons números. Foram duas finalizações, dois passes para arremates, e 100% de aproveitamento em cruzamentos e bolas longas, com três acertos. Marcado por Fagner, o palmeirense impediu que o lateral corinthiano descesse ao ataque.
Embora não deva ter sequência na função, o treinador Abel Ferreira descobriu um novo ‘atalho’ para o ataque palestrino, e que poderá ser utilizado em outras ocasiões. Com Rony já acostumado a jogar como ‘homem de referência’ no centro, a rotação no ataque permite dar mais movimentação para Endrick.
Com o camisa 16 novamente à disposição de Abel Ferreira, o Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (22), diante do Red Bull Bragantino, no Allianz Parque. A partida é válida pela décima rodada do Campeonato Paulista.
LEIA MAIS
- De meia a primeiro volante: a evolução tática de Zé Rafael no Palmeiras
- Palmeiras tem acordo verbal com Andrey Santos; entenda por que ele não conseguiu visto inglês
- Opinião: Rony e Endrick não devem disputar a 9, eles devem ser uma dupla de ataque