Luis Guilherme e Endrick são duas das maiores promessas do futebol brasileiro. Jogando nas categorias de base do Palmeiras, os atletas conquistaram títulos importantes – como a Copinha 2022 – e chamaram a atenção. Com isso, as Crias da Academia foram selecionadas, em levantamento feito pelo Centro de Pesquisa e Análise da Seleção Brasileira, entre os nomes com potencial para conquistarem o prêmio de melhor jogador do mundo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A lista completa realizada pela CBF conta com mais de 10 mil jogadores analisados em mais de 2 mil partidas entre janeiro de 2021 e julho de 2022. Com isso, os cinco melhores de cada geração foram classificados como “top”, enquanto o restante podem ser “selecionáveis”, “em monitoramento” ou “em observação”.
O levantamento é realizado como parte do planejamento para os mundiais de 2026 e 2030, excluindo nomes já consolidados, como Neymar. Diante disso, a confederação busca conhecer as principais apostas do país e garantir glórias ao futebol nacional.
– A gente tem um planejamento para a geração 2030. O objetivo é formar bem e com espírito vitorioso. As gerações que vêm aí do futebol brasileiro são espetaculares. O dia a dia me dá confiança (de que o país terá de novo um melhor do mundo). Os treinos que a gente faz na Granja Comary e a qualidade individual de cada atleta dão essa certeza – disse Branco, coordenador das categorias de base do Brasil, à Folha de São Paulo.
– Começamos a abrir o campo de observação. A gente precisa ter controle geral do mercado porque trabalhamos em todas as seleções. Precisamos ter uma linha de trabalho boa porque o Brasil é um celeiro. A base sempre foi a saída para o futebol brasileiro. Temos tudo monitorado, mas a pandemia prejudicou muito por não podermos viajar. Temos uma ferramenta online para isso, mas in loco é sempre melhor. Você vê como é o atleta, conversa com as pessoas do clube dele, com familiares – finalizou o dirigente.
Confira os 18 principais nomes do levantamento:
- Rodrygo (atacante, Real Madrid-ESP)
- Martinelli (atacante, Arsenal-ING)
- Yuri Alberto (atacante, Corinthians)
- Kaio Jorge (atacante, Juventus-ITA)
- Reinier (meia, Real Madrid)
- Lázaro (meia, Flamengo)
- Marcos Leonardo (atacante, Santos)
- Matheus Martins (atacante, Fluminense)
- Patryck (lateral esquerdo, São Paulo)
- Vinicius Tobias (lateral direito, Real Madrid)
- Andrey (meia, Vasco)
- Angelo (atacante, Santos)
- Vitor Roque (atacante, Athletico)
- Nathan Ribeiro (atacante, Grêmio)
- Matheus Gonçalves (meia, Flamengo)
- Endrick (atacante, Palmeiras)
- Pedrinho (meia, Corinthians)
- Luis Guilherme (meia, Palmeiras).
LEIA MAIS