Entenda a insatisfação de Abel Ferreira com a diretoria do Palmeiras

Frustrado e desgastado, treinador português vive momento conturbado no comando técnico do Verdão

Em colaboração com João Gabriel Falcade, Rafael Bullara e Giuliano Formoso

A reportagem do NOSSO PALESTRA apurou que Abel Ferreira está emocionalmente desgastado e frustado com a diretoria do Palmeiras. Os problemas vividos pelo clube dentro e fora de campo atualmente foram previstos pelo treinador com bastante antecedência, mas a direção do clube não atendeu aos seus pedidos.

A estratégia da diretoria do Palmeiras para a temporada 2021 é conhecida há tempos. Contando com Abel Ferreira no comando técnico, a alta cúpula palestrina sempre afirmou que iria conter gastos e priorizar a saúde financeira do clube, mas que isso não significaria não contratar. Tal discurso, no entanto, não se concretizou. 

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Sempre foi entendido, também, que o time precisava de reforços. Pouco após a sua chegada, Abel relatou à diretoria todos os setores que precisariam ser melhorados. No entanto, o momento econômico ruim não permitiu grandes apostas e, por isso, o Verdão foi atrás de Breno Lopes, um atleta ‘dois em um’, como afirmou Abel Ferreira, em entrevista ao SporTV há alguns meses.

– Quando cheguei ao Palmeiras, pedi um lateral esquerdo, que só tínhamos um, um zagueiro canhoto, um meia e um centroavante. Pela dificuldade da pandemia, contratamos o Breno, um dois em um. Depois, descobrimos um jogador que poderia jogar de volante, que foi o Emerson. Eu só quero que todos percebam que as expectativas que criamos, que os torcedores têm, temos que as acompanhar, ou sermos verdadeiros com eles.

Com o tempo, o técnico encontrou soluções e utilizou, com frequência, as Crias da Academia. Danilo, Patrick de Paula e Gabriel Menino formaram o trio de meio-campo palmeirense na semifinal contra o River Plate, na Argentina, por exemplo. Assim, a equipe conseguiu ter boas atuações e conquistou títulos. 

Crias da Academia comemorando o título da Copa do Brasil  (Foto: Cesar Greco)

Para o português, porém, era evidente que o Palmeiras não poderia ter os jovens como alicerce. Soube o NP que o técnico alertou a diretoria sobre o uso indiscriminado das Crias, afirmando que o elenco não poderia ser centrado nos garotos, principalmente após as conquistas. Isso porque, após os títulos, o comportamento delas se alterou, como é natural e esperado nesses casos.

Em campo, Gabriel Menino e Danilo caíram de rendimento e perderam a condição de titular. Patrick de Paula é o único que teve grandes problemas além dos gramados. Pouco após ser multado por entrar com um piercing numa partida e, com isso, desfalcar o Verdão por quase sete minutos, o volante foi avistado saindo de um evento noturno e foi afastado pelo departamento de futebol. Com isso, o elenco, que já era enxuto, ficou ainda mais curto.

Para a temporada 2021, Abel entregou à diretoria um extenso relatório com todas as necessidades do elenco. O técnico ouviu que receberia novos nomes para encorpar o time, mas, ainda quando estava de férias em Portugal, passou a entender que isso não iria acontecer. 

Por isso, optou por focar nos jogos e treinamentos, para evitar maiores prejuízos e não sofrer um grande desgaste emocional. No entanto, a cada derrota, a comissão técnica vê o trabalho ser questionado e o português entende que, caso tivesse recebido os poucos nomes pedidos, o Alviverde não passaria pela queda de desempenho vivida atualmente. 

Galiotte segura a Copa do Brasil com Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

As promessas descumpridas da diretoria fazem com que Abel Ferreira se sinta cada vez mais isolado dentro do Palmeiras. Além disso, declarações recorrentes do presidente Maurício Galiotte publicamente diminuindo os questionamentos do treinador também aumentam a insatisfação e a frustração.  

Recentemente, Abel voltou a reclamar da falta de reforços. Desde o título da Copa do Brasil, a diretoria tentou a contratação de diversos nomes, como Atuesta, Taty Castellanos e Ademir – além de contar com as voltas dos empréstimos de Deyverson e Dudu. 

Após a derrota para o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão, Galiotte foi a público expôr a visão do clube e voltou a afirmar que as reclamações do técnico não “agregam em nada”, além de deixar claro que o treinador faz parte do processo de tomada de decisões e tem plena ciência de tudo que ocorre internamente no Palmeiras.

– Em relação à declaração, o que eu posso dizer é que não agrega, não soma, até porque ele sabe de todos os detalhes. Isso não soma nem pro Abel, nem pros jogadores, nem pra direção e nem para o torcedor. Acaba expondo situações já tratadas internamente pelo clube. A gente sabe exatamente o que está acontecendo. Eu também quero reforçar a minha equipe, ter um time imbatível, mas, nesse momento, a gente tem que ter muito equilíbrio nas nossa ações. O Abel sabe disso, trabalhamos com muita transparência. Todos aqui têm o mesmo objetivo: vencer – disse Galiotte em entrevista ao SporTV.

Deste modo, Abel Ferreira encontra-se muito desgastado emocionalmente no comando do Verdão. Todas as situações vividas atualmente, já haviam sido alertadas e previstas, pelo treinador, que repassou os pedidos à diretoria. Apesar das adversidades, o treinador português é extremamente grato pelo carinho da torcida e gostaria de ter a experiência de trabalhar com o Allianz Parque cheio. Ele não pensa em pedir demissão do Palmeiras.

LEIA MAIS