Entenda e veja como é Abel Ferreira durante um treino do Palmeiras

Treinador português abriu uma atividade tática à imprensa e o NOSSO PALESTRA registrou o comportamento do treinador

As atividades do Palmeiras da manhã desta quarta-feira (9), em Abu Dhabi, foram abertas para a imprensa. Depois de 16 meses de clube, o comandante deixou que um treino seu fosse visto, na íntegra, por jornalistas. O NOSSO PALESTRA esteve presente e dedicou seu tempo a observar Abel Ferreira.

O treinador, que é quem cria as rotinas e planos de treino, chegou antes dos demais e foi ao centro do gramado do Zayed Sports City Stadium, onde permaneceu por alguns minutos batendo bola, fazendo embaixadinhas e anotando brevemente em um bloco de notas. Quando os jogadores, apenas os reservas, subiram, ele se distanciou da atividade.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

(Foto: João Gabriel Falcade/Nosso Palestra)

Enquanto Vítor Castenheira e João Martins armavam um campo de dimensões reduzidas, minigols e cones, Abel caminhava de um lado para o outro, olhando pra baixo. Os auxiliares passaram aos atletas qual era a dinâmica da atividade e comandaram todo o processo, que foi disputado com muita intensidade.

Anexo, e olhando breves vezes, Abel anotava com constância. Sempre caminhando com uma bola nos pés e demonstrando concentração no que ouvia das exaltadas orientações, reprovações e elogios dos auxiliares, ele em momento algum deu recomendações diretas. Não à toa, Abel tem em sua equipe de trabalho pessoas que conseguem comandar jogos sem a presença dele. Uma sintonia extremamente fina.

Ao fim do período que pudemos ver, Abel, a pedido do NP, explicou taticamente o que era a segunda atividade tática – um coletivo em campo com dimensões reduzidas para aprimorar marcação e pressão na bola, além de agilidade na transição defensiva e contragolpe. Com as mãos, parecia desenhar o treino para o estafe trouxesse a mensagem até onde estávamos.

(Foto: João Gabriel Falcade/Nosso Palestra)

E trata-se de um padrão. O comandante geralmente se senta em conversas individuais com atletas durante os treinos e faz recomendações, mas os táticos são promovidos por sua equipe de auxiliares. Um funcionamento que muito lembra o modelo NFL, com especialistas e um ‘comandante geral’, figura que Abel é no Verdão.

NOSSO PALESTRA cobre in loco o Mundial de Clubes da Fifa em Abu Dhabi com João Gabriel Falcade e João Pedro Heleno Sundfeld.

LEIA MAIS