Especial BR-72 – César na berlinda: Palmeiras 2 x 0 América do Rio
César Maluco havia conseguido na Justiça Comum uma liminar que dava condição de jogo a ele, suspenso pelo STJD por 7 meses dos campos por agressão a um árbitro. Mas o presidente palmeirense Paschoal Giuliano e o diretor de futebol Nicola Racciopi não queriam que ele atuasse. Temiam represálias da CBD.
O treinador Oswaldo Brandão também era contra. “Ele não treinou em setembro e outubro. Seria uma temeridade usá-lo agora”. Não foi mesmo necessário. O Palmeiras manteve a ponta no grupo ao vencer o
América do Rio, em rodada dupla no Pacaembu. O primeiro jogo começou duas horas antes, 19h15, entre São Paulo x América Mineiro. Vitória tricolor por 2 a 1.
No jogo de fundo, mais uma vitória tranquila do campeão paulista invicto. Apesar do protesto da torcida que chegou a vaiar a equipe no intervalo. O América, muito fechado, deu poucos espaços. O gol de Pio, de falta, logo aos 2 minutos, facilitou. Zeca fechou a conta aos 20, aproveitando de cabeça um passe de Ademir, no momento em que o América equilibrava o jogo.
Palmeiras e Coritiba mantinham a liderança do Grupo B, com um ponto q mais que o Cruzeiro. A campanha palmeirense era a melhor de todo o BR-72.
PALMEIRAS 2 X 0 AMÉRICA-RJ
Competição: Campeonato Brasileiro/Primeira Fase
Data: quinta-feira, 16/novembro (noite)
Estádio: Pacaembu
Juiz: José Gilberto Ferreira Lima (CE)
Renda: Cr$ 237 351
Público: 30 789
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo (Polaco) e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Madurga, Leivinha e Pio
Técnico: Oswaldo Brandão
Gols: Pio 2 e Zeca 20 do 2º