Especial BR-72: Deu Pelé: Palmeiras 0 x 1 Santos

Mesmo com Pelé do outro lado (mas sem o lesionado Clodoaldo), o Palmeiras era o favorito. Era líder do Grupo B com a melhor campanha do BR-72 ao lado do Cruzeiro. “Cometem uma injustiça quando falam que Leão, Dudu e Ademir são os melhores jogadores do meu time. Toda a equipe está jogando bem”, falava Oswaldo Brandão, tentando elevar o moral da tropa.

Mas, em campo, não foi assim. Também porque o melhor jogador do campeonato saiu aos 28 minutos do clássico por lesão. Um minuto depois da saída do Divino, o Rei fez o gol da vitória santista, batendo forte de canhota. Não foi acaso.

Mas foi azar do Palmeiras na sua terceira derrota em 1972. O Santos foi amassado no Pacaembu. Mas soube suportar a pressão palmeirense.
Brandão perdeu não apenas Ademir lesionado no joelho, aos 28. Ronaldo também saiu machucado, aos 44. Edu entrou na ponta e acabou travando a boa movimentação de Fedato. Madurga também não conseguiu substituir à altura o insubstituível Divino.

Aos 21 da segunda etapa, Carlos Alberto Torres derrubou Nei, mas Emídio Marques de Mesquita não marcou o pênalti. A partir dos 30 finais, o jogo ficou mais equilibrado e o Santos foi mais feliz.

Voltando ao time depois de um mês, Pelé jogou como centroavante, com Nenê recuando para ajudar Afonsinho e Leo Oliveira no meio. O Rei cansou na segunda etapa e ainda levou um chapéu de Luís Pereira. Mas a vitória foi do time de Pelé.

PALMEIRAS 0 X 1 SANTOS
Campeonato Brasileiro/Primeira Fase
Quarta-feira, 25/outubro (noite)
Pacaembu
Juiz: Emídio Marques de Mesquita (SP)
Renda: Cr$ 395 994
Público: 51 741
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia
(Madurga); Ronaldo (Edu), Leivinha, Fedato e Nei
Técnico: Oswaldo Brandão
Gol: Pelé 29 do 1º