Especial BR-72 – Time de chegada! Palmeiras 3 x 0 Coritiba

https://youtu.be/ufJtoMWv3WE

Manchete da FOLHA DE S.PAULO (e parecia mais do São Paulo Futebol Clube…): "São Paulo, campeão hoje – se ganhar".

Nem para a semifinal estava classificado! Mas era o grande favorito. Jogava pelo empate no Maracanã contra o já eliminado América. O time de José Poy vencera Palmeiras e Coritiba, que fariam o jogo na mesma hora daquele sábado à noite, no Palestra vazio pela torcida alviverde que já parecia ter jogado a toalha. Pouco mais de 8 mil pagantes… E, no Rio, nem 4 mil…

De fato, mesma "hora" numas… Brandão entrou atrasado e o Palmeiras começou o jogo 20 minutos depois da partida iniciada no Maracanã, às 21h. O campeão paulista de 1972 tinha que vencer o ótimo e ainda vivo Coritiba e torcer pelo América sem animação e sem torcida pelo radinho de pilha.

Brandão não tinha Luís Pereira e Zeca 100%. Mas a diretoria e torcedores alviverdes tinham dado um jeito de animar os americanos. Especulava-se uma mala branca de 5 mil cruzeiros a cada jogador carioca pela vitória necessária no Maracanã.

Desde o início o Palmeiras atacou o ótimo time Coxa-Branca (que vencera o primeiro duelo na primeira rodada do BR-72), mas que tinha 4 desfalques no Palestra. A ordem de Brandão era esquecer o Maracanã e focar no jogo.

Foi atendida. O gol saiu aos 27 minutos. Ronaldo saiu da direita e cruzou da esquerda. Ademir da Guia escorou de cabeça para Leivinha fazer o mesmo. 1 a 0.

O Palmeiras seguiu em frente e mandou duas bolas na trave. Na segunda etapa, a mesma pressão até 15 minutos, quando o velho Palestra explodiu como poucas vezes com o anúncio do sistema de som: Mauro marcava na falha de Sérgio Valentim. América 1 x 0 São Paulo. Os placares combinados que levavam ao empate em pontos com o rival e à classificação pela melhor campanha na primeira fase.

A festa prosseguiu por mais 10 minutos até o segundo gol. Madurga abriu para Nei puxar o contragolpe pela direita e levantar para Leivinha marcar mais um.

Aos 44, quando a torcida mal prestava atenção no jogo porque o São Paulo já havia perdido a partida e a classificação no Rio, Leivinha foi ao fundo e cruzou de canhota para Luís Pereira marcar de cabeça.

Palmeiras classificado para a semifinal contra o Internacional.

PALMEIRAS 3 X 0 CORITIBA
Competição: Campeonato Brasileiro/Fase Semifinal
Data: sábado, 16/dezembro (noite)
Estádio: Parque Antártica
Cidade: São Paulo (SP)
Juiz: Luís Carlos Félix (RJ)
Renda: Cr$ 66 617
Público: 7 052
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu (Ronaldo), Madurga, Leivinha e Nei
Gols: Leivinha 27 do 1º; Leivinha 25 e Luís Pereira 40 do 2º