Especial Libertadores-99: Palmeiras 3 x 2 Santos, em 17/02/1999

O Palmeiras se despediu do Rio-São Paulo-99 com boa vitória em casa contra o Santos. A segunda em seis jogos, o terceiro com o time completo.

Viola abriu a contagem no primeiro tempo, em mais uma bobeada defensiva do time que ainda não se ajustara com Felipão, fruto das férias mais curtas, e da pré-temporada exígua. O Palmeiras estava sendo punido pela competência de chegar longe em todas as competições em 1998.

No segundo tempo, Júnior mandou de direita por cobertura, marcando um golaço (QUE ELE CELEBRA NA FOTO). O Santos desempatou num pênalti mal marcado em Alessandro. Viola mais uma vez bateu muito bem e mandou no ângulo esquerdo de Velloso.

Viola foi o nome do jogo. Ele acabou empatando o clássico. Depois de escanteio da direita cobrado por Rogério no primeiro pau, a bola foi desviada e bateu na barriga do artilheiro santista, tirando o goleiro da jogada. 2 a 2.

A virada (a primeira de tantas em 1999) veio num belo cruzamento de Júnior para baita cabeçada de Juliano. 3 a 2, aos 47 minutos. Placar justo em boa partida do Palmeiras.

Jogadores do Corinthians comparavam o início de 1999 com o ano de 1995, quando a Gaviões da Fiel foi bem no Carnaval e o clube conquistou a Copa São Paulo, e acabaria ganhando o Paulista e a Copa do Brasil. Mas, em 1999, ainda que o ano terminasse campeão estadual e bi brasileiro, prioridade corintiana era a mesma do Palmeiras: Libertadores.

O grande adversário dos paulistas era o Vasco campeão da Libertadores-98. O Cruzeiro se mantinha forte, mesmo depois de três vices em 1998 (Copa do Brasil e Mercosul, ambos para o Palmeiras, e o BR-98, para o Corinthians). O início da temporada era francamente vascaíno. Palmeirenses e corintianos não pareciam tão entusiasmados com as chances na Libertadores.

PALMEIRAS 3 X 2 SANTOS

Torneio Rio-São Paulo/Primeira Fase, sexta rodada

Quarta-feira, 17/fevereiro (noite)

Palestra Italia

Juiz: Jorge dos Santos Travassos (RJ)

Renda: não disponível

Público: 4 067

PALMEIRAS: Velloso; Arce (Rogério), Rivarola, Cléber e Júnior; Roque Júnior, César Sampaio e Zinho; Alex (Euller); Paulo Nunes e Oséas (Juliano)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gols: Viola 37 do 1º; Júnior 22, Viola (pênalti) 28, Viola (contra) 35 e Juliano 47 do 2º

Expulsões: Roque Júnior, Zetti e Claudiomiro