Especial NP: Jornalista palestino se encanta com lealdade da torcida do Palmeiras

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O NOSSO PALESTRA passou pelo portão de imprensa do estádio Al Nahyan quando faltavam ainda 3 horas para o início do confronto entre Palmeiras e Al Ahly, pela semifinal do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. Instalado na área da imprensa escrita, fomos abordados por um jornalista aparentemente local, curioso para falar sobre o time de Abel Ferreira e, principalmente, sobre sua torcida. 

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Ele se chama Fadi Hijazi, jornalista credenciado pela Al-Resalah, uma rede de comunicação da Palestina. Já experimentado no jornalismo, o profissional não demora um minuto para olhar na credencial que usamos e indagar em alto e bom tom: ‘Brasil? Palmeiras!?’. Com o aceno positivo, começou a tirar suas dúvidas sobre o Maior Campeão do Brasil.

Fadi contou o que sabia, até então, sobre o Palmeiras:

– O acesso aos jogos do Brasil é bem pequeno. Não temos transmissão dos campeonatos locais e só passamos a ler mais quando foi confirmado no Mundial. Foi quando entendi a proporção numérica da torcida e o quanto é um clube vencedor.

Quando a torcida do Verdão passou a entoar cânticos no Al Nahyan Stadium, a plenos pulmões e tomando conta absoluta do estádio, ele se surpreendeu e questionou: ‘São todos vindos do Brasil?’. Explicamos que a grande maioria, de fato, era, mas sua surpresa foi ouvir que a viagem leva, quase sempre, mais de 20 horas. 

Para ele, não fazia exatamente sentido que pessoas atravessassem o mundo todo para ver um jogo de futebol. Contamos sobre a paixão do Brasil pelo futebol e, ainda mais, sobre como o palmeirense tem se relacionado com seu time desde sempre, uma lealdade bastante incomum no futebol. O Palmeiras tem no seu torcedor seu maior aliado.

O fato de um clube das Américas impor maioria contra a maior torcida do mundo, cujo país está a menos de 3 horas de voo, chocou a todos. Árabes, ingleses e o amigo palestino. Não à toa, a FIFA também relatou o quão impressionante foi a presença do palmeirense em Abu Dhabi. 

Fadi Hijazi pediu à reportagem do NP para que mandasse um vídeo dizendo que ‘we love Palestine’, segundo ele, um carinho para um país sofrido e amante de futebol, que gostaria de fazer mais e ser mais lembrado pela rota da bola. Ele ainda desejou boa sorte ao Palmeiras e à ‘torcida que canta e vibra’, como ensinamos a dizer.

O NOSSO PALESTRA cobre in loco o Mundial de Clubes da Fifa em Abu Dhabi com João Gabriel Falcade e João Pedro Heleno Sundfeld.

LEIA MAIS