Especial Primeira Academia 1965 – Sempre na ponta: Palmeiras 3 x 2 Fluminense

Depois de mais um show no Maracanã, com duas goleadas de 4 a 1 sobre Vasco e Flamengo, o Palmeiras voltava a atuar em casa. E sofrendo mais do que quando brilhava como visitante.

A vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense manteve o time na ponta da tabela. Começando com Tupãzinho como ponta-de-lança no lugar de Servílio, com Ademar Pantera como centroavante mais fixo. O time ganhava mais presença de área e mais dinâmica na ligação meio e ataque.

O clássico foi equilibrado. O Flu saiu na frente aos 30, quando o centroavante Evaldo tocou para Antunes (irmão mais velho de Zico) passar por Djalma Dias e tocar na saída de Valdir.

O Palmeiras empatou aos 35. Tupãzinho passou para Ademir chutar a bola que Castilho largou e Pantera aproveitou o rebote. Mais 4 minutos e a virada à paulista: Tupãzinho armou para Ademar soltar o pé, e Castilho aceitar o gol palmeirense.

A 1 minuto da segunda etapa, um pênalti discutível do bicampeão mundial Altair e Dudu, que ainda saía bastante da cabeça da área alviverde. Rinaldo encheu o pé e fez 3 a 1.

Um dos motivos para que a equipe fosse apelidada de Academia foi a dinâmica de meio-campo. A parceria que começava a ser histórica (e duraria até 1976) entre Dudu e Ademir, que já em junho, dois meses depois, virariam titulares da Seleção Brasileira dirigida por Vicente Feola. O time realmente passou a ser mais equilibrado defensivamente com um ajuste que Filpo e os atletas mais experientes como Carabina incutiram na cabeça do volante que havia começado como armador na Ferroviária. Explica o próprio Dudu: "eu corria mais o campo todo e gostava de ajudar lá na frente. O Ademir e o Filpo e jogadores mais experientes chegaram em mim e pediram para eu ficar mais atrás, protegendo a nossa defesa na cabeça da área. Deu certo".

O Fluminense diminuiu para 3 a 2 aos 4 minutos, com Evaldo tocando por cobertura na saída de Valdir da meta. O Tricolor seguiu em cima, mas não conseguiu chegar ao empate numa partida mais eficiente que brilhante do Palmeiras.

PALMEIRAS 3 X 2 FLUMINENSE
Torneio Rio-São Paulo/Turno de Classificação
Sábado, 10/abril (tarde)
Pacaembu
Juiz: Antônio Viug
Renda: Cr$ 22 289 100
Público: não disponível
PALMEIRAS: Valdir; Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar Carabina e Geraldo Scotto (Ferrari); Dudu e Ademir da Guia; Gildo, Tupãzinho, Ademar Pantera e Rinaldo.
Técnico: Filpo Núñez
Gols: Antunes 30, Ademar Pantera 36 e Ademar Pantera 39 do 1º; Rinaldo (pênalti) 1 e Evaldo 4 do 2º