Especial Robertão-69: ainda com chances, Palmeiras 3 x 0 Botafogo

O Botafogo tinha conquistado algumas semanas antes a Taça Brasil de 1968, que durara absurdos 14 meses. Não pareceu no Morumbi com o mesmo pique. Ficou a bola com o time muito técnico que tinha, com Jairzinho, Rogério e Paulo César Caju. Mas sem objetividade. O Palmeiras não precisou ser brilhante para fazer 3 a 0 com alguma facilidade contra o time de Zagallo.

Minelli voltara com Eurico para a lateral no lugar de Neves que atuara mal na derrota para o Fluminense, no Rio. Baldochi reassumiu a zaga no lugar de Luís Pereira. Na frente, Serginho foi sacado. Edu foi deslocado para fazer a ponta-esquerda, mas com liberdade para trocar de lado. César teve mais movimentação, caindo também pela direita, com Cardoso mais centralizado, e espaço para quem quisesse ocupar o setor direito do ataque, abrindo o corredor para Eurico avançar.

Aos 15 o Palmeiras fez 1 a 0. Jaime chutou forte uma falta que o goleiro Cao espalmou no travessão. No rebote César finalizou a bola que desviou no goleiro e bateu na trave. Cardoso aproveitou o segundo rebote das traves e fez o dele.

Aos 29, na raça e na velocidade, Eurico salvou bola que saía e cruzou para Ademir da Guia superar Chiquinho Pastor e servir de cabeça para Cardoso fazer 2 a 0 de bate-pronto.

Caju isolou um pênalti depois, aos 38 minutos, e o Palmeiras fecharia a contagem aos 19, em belo lance individual de Edu Bala pela ponta-esquerda. Depois do gol, o time apenas administrou a vantagem que ainda dava esperanças de classificação.

Minelli estava convencido que achara a defesa ideal e o meio-campo preciso, com Jaime dando um pé a Dudu e liberando um pouco mais Ademir da Guia. Jaime não deixou Caju andar. Edu e César pareciam absolutos na frente. A questão passava a ser quem seria o companheiro deles. E onde jogariam César e Edu, com o corredor aberto à direita .

PALMEIRAS 3 X 0 BOTAFOGO
Roberto Gomes Pedrosa – 1ª fase
Domingo, 26/outubro (tarde)
Morumbi
Juiz: José Luís Barreto (RS)
Renda: NCr$ 32 075
Público: não disponível
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Baldochi, Nelson (Luís Pereira) e Zeca; Dudu
(Cabralzinho) Jaime e Ademir da Guia; César, Cardoso e Edu.
Técnico: Rubens Minelli
Gols: Cardoso 15 e Cardoso 29 do 1º; Edu 19 do 2º
JOGO 2 463