Especial BR-72 – sem poupança: Ceará 0 x 3 Palmeiras

Mais uma grande vitória palmeirense no Nordeste. E sem quatro titulares poupados por Brandão. "O problema não é o número de partidas. São as muitas viagens em longas distâncias com pouco tempo de intervalo entre os jogos", disse o armador argentino Madurga.

Quem estava encantado com o Palmeiras era o ex-treinador da Seleção. João Saldanha era colunista de O GLOBO. E adorava ver a Segunda Academia atuar no BR-72: "O Palmeiras tem um meio-campo que joga por música. Ademir e Dudu já estão tão entrosados que adivinham erros e acertos um do outro".

Saldanha foi o primeiro a convocar Leão para a Seleção, em 1969, com apenas 19 anos. "Tem um goleiro que cada dia está mais experiente e uma linha de zagueiros altamente categorizada. O Luís Pereira sabe muito".

Sobravam elogios para o ataque, mesmo sem César (que tivera sua liminar cassada e seguia suspenso por agredir um árbitro). "Leivinha correndo sempre, Edu com um chute violento e muita velocidade – que às vezes o atrapalha, porque passa da bola – e este crioulinho baixinho chamado Nei, que é capaz de dar um drible em cima de um lenço".

Saldanha também elogiou bastante Madurga. O melhor mesmo foi o que falou a respeito depois do clube: "o Palmeiras tem um timaço, por sinal tradição da casa desde que foi fundado. A luta interna do clube, que foi sempre foi um grande adversário, anda sossegada". Retrato fidedigno de sempre.

7EC2DB68-D125-4CFA-A702-F484D6717D45
Bola rolando no estádio Presidente Vargas, o primeiro tempo foi equilibrado. Sem o Divino, Dudu saiu um pouco mais para armar. Boa equipe o Ceará, classificada para a próxima fase, esperou um Palmeiras que só chegou mesmo na segunda etapa. Estratégia de Brandão para não desgastar ainda mais o time.

Nei fez o primeiro gol aos 3 do tempo final. Edu, aos 12, e Fedato, aos 35, garantiram mais um ótimo placar. O Palmeiras manteve com a vitória a liderança isolada do Grupo B e a geral como melhor campanha do BR-72.

JOGO 2 683
CEARÁ 0 x 3 PALMEIRAS
Campeonato Brasileiro/Primeira Fase
Quarta-feira, 29/novembro (noite)
Presidente Vargas
Juiz: Armando Marques (SP)
Renda: Cr$ 108 395
Público: 17 794
PALMEIRAS: Raul Marcel; Eurico, João Carlos, Alfredo e Zeca; Dudu (Polaco) e Zé Carlos; Edu, Madurga, Fedato e Nei (Pio)
Técnico: Oswaldo Brandão
Gols: Nei 3, Edu 12 e Fedato 35 do 2º