Estratégia do Palmeiras de poupar titulares às vésperas da final da Libertadores também foi executada em 2020

Com Abel Ferreira à frente do Verdão, escalações antes da última decisão da Liberta contavam com diversos reservas

Pouco mais de uma semana antes de encarar o Flamengo na final da Libertadores, o treinador Abel Ferreira optou por escalar um time alternativo para a enfrentar o São Paulo na noite desta quarta-feira (17). Sem Dudu e Felipe Melo, suspensos, além Gustavo Gomez e Piquerez, que estão à serviço das respectivas seleções, o comandante levou a campo jogadores com menos oportunidades na temporada, como o lateral-esquerdo Jorge e o meia Matheus Fernandes.

Apesar da derrota por 2 a 0 e desempenho aquém do esperado para os mais de 35 mil torcedores que foram ao Allianz Parque, a estratégia adotada por Abel repete as decisões escolhidas pelo treinador na temporada 2020, pouco antes de decidir o título contra o Santos, no Maracanã.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Na ocasião, o treinador deixou claro o interesse na Libertadores, e, sem brigar pelo título no Campeonato Brasileiro, optou por testar novos atletas no certame nacional, além de dar mais espaço para aqueles que pouco haviam atuado sob o comando técnico de Abel e sua comissão técnica.

Nos confrontos diante do Ceará, fora de casa, e Vasco, no Allianz Parque, ambos válidos pelo Campeonato Brasileiro de 2020, Abel foi a campo com escalações completamente alternativas e não escondeu a preferência por poupar seus principais jogadores.

Nos últimos dois encontros antes da decisão no Rio de Janeiro na temporada passada, Abel utilizou somente Gustavo Gomez entre os titulares na sequência que antecedeu a conquista da Glória Eterna. Além do time reserva, o comandante também deu espaço para jovens atletas das categorias como Lucas Esteves e Gabriel Silva, posteriormente aproveitados no Campeonato Paulista de 2021.

Herói do título da Libertadores, Breno Lopes também foi um dos que ganharam a chance em meio ao rodízio promovido pelo treinador. Titular tanto no revés diante do Ceará por 2 a 1 e empate em 1 a 1 contra o Vasco, o atacante foi o autor do gol que deu igualdade ao placar contra os cariocas.

Escalação do Palmeiras diante do Ceará, penúltimo jogo antes da final da Libertadores de 2020
Escalação do Palmeiras diante do Vasco, último jogo antes da final da Libertadores de 2020

Após o revés diante do Tricolor, Abel rechaçou as críticas sofridas pela escolha de selecionar um time alternativo para o clássico e revelou seguir um plano projetado para vencer o Flamengo na final da competição continental, marcada para acontecer no dia 27 de novembro (sábado), em Montevidéu, no Uruguai.

– Me pagam para tomar decisões difíceis. Era mais fácil jogar contra o São Paulo com o melhor elenco? Vocês são malucos. Eu sei o que estou fazendo. Vamos seguir o nosso plano, aconteça o que acontecer – analisou o português em entrevista coletiva.

Para tentar voltar a vencer e elevar a confiança antes de embarcar rumo ao Uruguai, o time de Abel Ferreira retorna aos gramados no próximo sábado (20) às 19 horas (de Brasília), diante do Fortaleza, fora de casa, em partida válida pela trigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS