Estrutura internacional e mudanças drásticas: entenda negociações para Palmeiras atuar no Allianz

Operação em conjunto do clube com WTorre e produtores envolvidos nos shows permitiu atuação do Verdão em casa no Brasileirão

O Palmeiras poderá encaminhar o título do Campeonato Brasileiro no Allianz Parque após uma grande negociação entre as partes envolvidas nos eventos que acontecerem no estádio durante o mês de novembro. A operação da WTorre, do clube e dos produtores envolvidos nos shows do estádio permitiu que a equipe atue, mesmo com capacidade reduzida, dentro do local na reta final da competição nacional.

Apurou o NOSSO PALESTRA que, a viabilização dos dois jogos do Palmeiras no estádio, contra o América-MG na última quarta-feira (29) e diante do Fluminense neste domingo (3), foi algo completamente inédito. A logística para estar com o estádio à disposição do futebol mexeu em planejamentos que já haviam sido definidos desde o começo do ano e contou com a compreensão e participação de todos os envolvidos – promotores, equipes Allianz Parque e clube.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Enquanto os shows já estavam sendo planejados e tendo operação definida por mais de nove meses, a menção à possibilidade de mudança de calendário, com a inclusão de jogos do Verdão no local, aconteceu a partir de setembro, fazendo com que um movimento de negociação entre todas as partes envolvidas começasse.

Megaestruturas complicaram ainda mais a questão logística para a operação. A cantora Taylor Swift, que se apresentou do dia 24/11 a 26/11, levou em toda a turnê uma passarela que se estende do palco fixo até praticamente a metade do campo. Uma estrutura consideravelmente maior do que as que utilizaram os artistas Roger Waters e Alanis Morissette, por exemplo, que passaram pela arena na primeira quinzena de novembro. Com o fato, a logística para ter o campo pronto para o duelo diante do América-MG ficou ainda mais complexa.

Para o jogo de domingo (3), contra o Fluminense, a negociação foi entre as estruturas dos shows de Amigos, show em conjunto de Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leonardo, que acontece neste sábado (02), com a apresentação de Paul McCartney, que ocorre entre os dias 07 e 10 de dezembro. Os sertanejos vão se apresentar na estrutura do palco do inglês para facilitar o processo de organização e dessorganização.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Fernando Diniz reclama de gramado sintético e cita Allianz Parque, palco do jogo entre Palmeiras e Fluminense neste domingo (03)

Caso não fosse viável a execução do show Amigos na estrutura de palco do Paul McCartney, a execução da partida de domingo provavelmente não seria viável, acarretando inclusive em possíveis atrasos no cronograma de montagem do show seguinte. A decisão da utilização da mesma estrutura aconteceu após tratativas conjuntas entre os promotores da turnê de Paul com a produção do show de música sertaneja.

Ao término do show dos Amigos, as mudanças que têm de ser feitas para o jogo contra o Fluminense vão se iniciar assim que a Arena for desocupada. As equipes trabalharão continuamente para que, quando os portões forem abertos para receber a torcida, o estádio esteja em perfeitas condições de receber uma partida de futebol. Assim como a operação após o show da Taylor Swift, a estrutura de palco é desmontada, o gramado descoberto e tratado e as estruturas necessárias para o jogo, como o banco de reservas e a retirada dos camarins do vestiário, ajustadas.

O ex-Beatles, que foi o primeiro artista a se apresentar na história do Allianz Parque, vem com estruturas diferentes para a turnê de 2023. Foi solicitado um período maior com as estruturas já prontas na arena. Inicialmente, no calendário do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras não disputaria a partida do final de semana em São Paulo, dando mais tempo para atender a todas as necessidades da turnê sem tantas necessidades de adaptação.

Essa não foi a primeira vez que as equipes do Allianz Parque executam uma tarefa grande de desmontagem em menos em menos de 24 horas. Em agosto, no sábado que precedeu o jogo contra o Vasco, a arena recebeu o show do grupo de k-pop ATEEZ. No domingo, a arena estava totalmente pronta e foi o palco para mais uma vitória do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, eram datas únicas de shows e jogos. Desta vez, o desafio se tornou ainda maior e mais complexo, devido à quantidade de eventos que serão realizados no período.