Exclusivo: Andrei Girotto fala de gol histórico no Palmeiras e destaca atual momento do clube: ‘Continuo acompanhando’

Hoje zagueiro, o atleta passou pelo momento de reconstrução do Verdão e conversou com o NOSSO PALESTRA relembrando sua trajetória no clube

Colaborou Leonardo Barbieri, do INFOS Palestra

Ex-volante do Palmeiras, Andrei Girotto vive sua quinta temporada consecutiva no Nantes, da França, tradicional equipe do país e dona de oito títulos da Ligue 1, três da Copa, um da Copa da Liga e três da Supercopa. Titular absoluto do clube e consolidado na posição de zagueiro, Andrei conversou com o NOSSO PALESTRA, destacando o bom momento no velho continente e relembrando sua passagem pelo Verdão em 2015, quando foi campeão da Copa do Brasil.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Vindo do América Mineiro, o volante, na época com 23 anos, jogou apenas por uma temporada pelo Palmeiras, porém o suficiente para ficar eternizado na história do clube e na memória dos torcedores. Em um momento de reconstrução da instituição, o jogador foi contratado no início da Era Crefisa e do diretor de futebol Alexandre Mattos. 

– Foi um prazer fazer parte dessa reconstrução do Palmeiras, ainda mais finalizar com um título como a Copa do Brasil. Tenho contato com o Vitor Hugo e com o Thiago Santos. Ambos fizeram parte dessa reconstrução e que eu já tinha tido a oportunidade de jogar no América-MG – destacou Andrei.

Sob comando de Oswaldo de Oliveira e posteriormente Marcelo Oliveira, o plantel palestrino passou por uma situação semelhante ao que a equipe de 2021 vive no atual momento da temporada. Contestados pela mídia, adversários e até mesmo uma parte da torcida, Andrei revela que o grupo se uniu e conseguiu

– É verdade, estávamos vivendo um momento difícil e esse título de uma confiança muito grande para a equipe e para o clube e logo depois vieram outros títulos e para mim foi um prazer fazer parte dessa conquista. A união, mesmo sendo uma reconstrução, conseguimos unir o time rapidamente, a energia do Allianz Parque na final foi maravilhosa – relembrou.

Com 18 partidas e dois gols vestindo o uniforme verde e branco, foi justamente na Copa do Brasil que Girotto viveu seu momento inesquecível no clube e um capítulo crucial na conquista do certame nacional daquela temporada.

Menos de dois minutos após Lisandro Lopez marcar o segundo gol do Internacional no Allianz Parque em jogo válido pelas quartas de final da competição, Andrei Girotto protagonizou uma cena emblemática para a história do título. Aos 29 minutos do segundo tempo, o volante apareceu como elemento surpresa na grande área para aproveitar cruzamento certeiro de Allione e marcar o tento que venceu Alisson e colocou novamente a equipe na frente, sacramentando o 3 a 2 que garantiu a classificação.

– Esse gol contra o Internacional, para mim foi o auge no Palmeiras, onde pude ajudar na classificação e logo depois conquistamos o título. Para mim foi um momento marcante e até hoje torcedores me mandam mensagens falando desse gol. Fico muito grato por esse carinho – relembrou.

Vale lembrar que no primeiro duelo, Internacional e Palmeiras haviam empatado em 1 a 1. Na volta, no Allianz Parque, o Alviverde abriu 2 a 0, mas sofreu o empate que eliminaria os palestrinos por conta do gol fora de casa. Da cabeça de Girotto saiu não apenas a vitória, mas também a vaga para a semifinal.

Andrei Girotto afundou o gol de Alisson para fazer vibrar o Allianz Parque (Foto: Cesar Greco)

O momento irreverente do gol diante dos gaúchos e a coroação com o título marcou Andrei como xodó da torcida palestrina. Hoje, aos 29 anos, e vivendo a quinta temporada no futebol francês, o jogador ainda acompanha as partidas do Palmeiras e fica feliz com o momento de protagonismo que o clube vive, fruto de um projeto que começou justamente no ano que o meia vestiu a camisa do Verdão.

– Continuo acompanhando. Claro que alguns horários dificultam acompanhar aqui na França para assistir, mas fico feliz por mais uma final de Libertadores. É muito bom ver, pela grandeza que tem o Palmeiras, estar sempre brigando por títulos. Fico muito feliz que estão vivendo um momento excelente – comentou.

Titular absoluto do Nantes, onde atuou por muito tempo como zagueiro, o polivalente atleta voltou a jogar como volante, sua posição de origem, na atual temporada europeia. No entanto, balançou a rede nas duas partidas em que disputou os 90 minutos na defesa, compondo a linha de zaga.

Com isso, a temporada 2021/22 já é a mais artilheira da carreira de Andrei na França, empatado com 2018/19, quando também foi as redes em duas oportunidades, no entanto com 25 partidas disputadas. Ao todo, o jogador já soma 125 jogos com a camisa do Nantes, com sete tentos.

– Já estou na minha quinta temporada aqui no Nantes, fico feliz em estar jogando no Campeonato Francês, jogando contra grandes jogadores, de grande nível […] Agora estou jogando de zagueiro, uma posição que me encaixei muito bem, estou tendo a confiança do treinador, do clube para desempenhar um bom papel e esperamos logo encontrar o PSG, porque é de jogos grandes, contra atletas de alto nível que eu, pessoalmente, gosto de jogar. A expectativa é grande de enfrentar Messi, Neymar e Mbappé – finalizou.

Andrei Girotto, do Nantes, conquistou a Copa do Brasil com o Palmeiras em 2015 (Foto: JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP)

Atual 9º colocado da Ligue One, o Nantes encara o Paris Saint German em novembro, pela décima quarta rodada da competição nacional. Com a paralisação por conta da Data-Fifa, a equipe retorna a campo no próximo sábado, fora de casa, diante do Bordeaux, às 10h (horário de Brasília), em confronto válido pela décima rodada da liga.

LEIA MAIS