Exclusivo: Emprestado ao Moreirense, Yan destaca qualidade do futebol português e elogia Abel Ferreira

Atacante vive sua segunda temporada consecutiva no velho continente e disse estar adaptado ao futebol lusitano em entrevista ao NOSSO PALESTRA

Colaborou Leonardo Barbieri, do INFOS Palestra

Revelado no Palmeiras e um dos destaques na campanha do acesso do Sport à Série A do Brasileirão, em 2019, o atacante Yan atualmente vive sua segunda temporada emprestado ao Moreirense, clube da primeira divisão de Portugal. Essa não é a primeira experiência do jovem no velho continente, que já havia jogado no Estoril Praia, também de Portugal, em 2018.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Já adaptado ao futebol do velho continente, Yan destacou seu momento no país em entrevista EXCLSUIVA ao NOSSO PALESTRA, analisando a maturidade que ganhou com a experiência de atuar em uma competição europeia.

– Estou muito feliz aqui, já adaptado ao campeonato português! Creio que está sendo uma experiência muito importante para minha carreira, me vejo com muito mais experiência – declarou o jogador.

Com escola de futebol extremamente tática e de treinadores estudiosos, o atacante oriundo das categorias de base palestrina ainda analisou o bom momento que vive o português Abel Ferreira no futebol brasileiro. Para ele, o treinador conseguiu juntar a experiência tática tradicional de Portugal com a boa qualidade técnica dos jogadores brasileiros, realizando um trabalho vitorioso.

– Acredito que o futebol português se cobra muito mais taticamente que o futebol brasileiro! Aqui não basta só a qualidade técnica! Mas vejo também que o futebol brasileiro nos últimos anos tem evoluído muito nesse sentido, principalmente com a chegada de treinadores que cobram mais esse aspecto! E o Abel tem sido muito feliz, por ter conseguido conciliar a qualidade técnica dos jogadores brasileiros, com a experiência tática que ele adquiriu em Portugal – analisou.

Cria alviverde da geração 1998, o atacante chegou ao Palmeiras em 2017, vindo do Vitória, envolvido na negociação de Cleiton Xavier com o clube rubro-negro. O canhoto logo se destacou na base do Verdão e foi essencial para as conquistas do Brasileirão e do Campeonato Paulista Sub-20, ambas em 2018. Ainda em um contexto de pouca utilização das categorias de base na equipe profissional, Yan foi emprestado e nunca conseguiu atuar com a equipe principal do clube.

– Quando eu cheguei ao profissional do palmeiras, existia uma filosofia um pouco diferente. Se usava muito pouco jogadores da base e eram muito mais contratações de jogadores renomados! Hoje já se utiliza muito mais jogadores da base, mas isso graças aos que jogaram e deram resultado, então fico feliz pelos meus amigos que estão vivendo esse momento incrível do clube.

Questionado se ainda tem vontade de retornar e conseguir sequência com o time profissional, o jovem de 23 anos não escondeu o amor pelo clube, mas ressaltou o bom momento que vive em solo lusitano.

– Óbvio que jogar no Palmeiras é um sonho pra todo atleta, comigo não é diferente! Mas estou feliz e contente com meu momento aqui – destacou, pregando respeito ao Verdão e ao futebol de Portugal.

Acompanhando de longe os amigos que fez dentro do Palmeiras, o atleta revelou assistir sempre que possível as partidas do clube, embora muitas vezes a missão seja complicada por conta da diferença de fuso-horário entre as terras tupiniquins com a europeia.

Yan foi um dos destaques na campanha do título brasileiro sub-20 do Palmeiras em 2018 (Foto: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras)

Na atual temporada, Yan participou de todos os oito compromissos do clube pelo Campeonato Português, com um gol, uma assistência, duas grandes chances criadas e média de dois desarmes por jogo. Vestindo a camisa 17, divide o ataque com Felipe Pires, também ex-jogador do Palmeiras, e dono da camisa 10.

O Moreirense volta a campo no sábado (16) contra o Oriental Dragon, pela segunda fase da Taça de Portugal. Já o Palmeiras retorna aos gramados no próximo domingo (03) às 18h15 (horário de Brasília), no Allianz Parque diante do Juventude, pelo Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS