EXCLUSIVO: Orlando Ribeiro projeta início da temporada e detalha características do Palmeiras Sub-17

Treinador do Verdão destacou disputa da Copa FAM e analisou chegada de novos atletas ao time em entrevista EXCLUSIVA ao NOSSO PALESTRA

No comando do Palmeiras Sub-17 desde julho de 2021, Orlando Ribeiro inicia sua segunda temporada no Verdão, a primeira desde o início do ano. Vice-campeão do Campeonato Paulista em 2021 e terceiro lugar na Copa do Brasil, o treinador aproveitou a pré-temporada para conhecer a nova geração de atletas que representará a categoria em 2022.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Começando o ano com a disputa da Copa FAM Sub-17, torneio organizado pela diretoria do Palmeiras, Orlando acredita que o primeiro campeonato do ano servirá inicialmente para observar a geração 2005, vice-campeã da Copa Gramado e Aldeia Cup Sub-16, e que será integrará o Sub-17.

– A perspectiva para 2022, nesse primeiro momento, é fazer uma observação mais prática, principalmente dos meninos do Sub-16. Já vínhamos acompanhando desde o final do ano passado, os jogos que eles tiveram e os treinos que fizeram com a categoria Sub-17. Agora nesse período que estamos trabalhando juntos, vamos identificar a deficiência da categoria 2005 e o que é possível ajustar e completar com a categoria 2006. A Copa FAM é uma competição para, logo no início, a gente fazer uma pré-análise na parte prática – destacou ao NOSSO PALESTRA.

As partidas da primeira fase da Copa FAM serão realizadas na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, e no Parque São Jorge, sede do Corinthians. Anfitrião, o Palmeiras terá duas equipes no torneio (Sub-17 e Sub-16). Além do Verdão, vão participar Santos, Corinthians, Red Bull Bragantino, Ibrachina, Ferroviária e Jacuipense-BA. O time Sub-17 do Palestra será treinado na competição por Orlando, enquanto o Sub-16 terá o comando de Hamilton Mendes, auxiliar do plantel. 

De olho no time Sub-16 para suprir carências do elenco Sub-17, a principal meta do treinador é livrar o time das falhas defensivas presente em 2021. Com Licença PRO da CBF, curso de especialização de treinadores, Orlando é adepto de modelo de jogo ofensivo, com linhas altas e pressão, mas também mantém a cautela quanto ao sistema defensivo do jogo.

– Quando a gente fala de falha no setor defensivo, na minha opinião, é falha de toda a equipe. O setor defensivo começa pelo ataque. Tivemos que procurar um equilíbrio maior, de fazer mais gols e levar menos, mas quando a gente não consegue esse equilíbrio, o problema não está só no setor defensivo, e sim, no momento defensivo. E o ataque participa do momento defensivo também – analisou.

Orlando orienta equipe durante partida pelo Campeonato Paulista Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)

Ainda sem projetar grandes mudanças no sistema de jogo que moldou a equipe em 2021, o projeto inicial é adotar o padrão do sistema de jogo. Dessa forma, após uma análise minuciosa, começar um trabalho de lapidação, ensino e aprendizagem. Na última temporada, Orlando treinou a equipe em 29 oportunidades, com 22 vitórias, três empates e quatro derrotas, com 111 gols marcados e 36 sofridos.

– Nesse primeiro momento, com essas duas semanas de treino e com a competição que se iniciou no dia 23, não cabe ter qualquer tipo de mudança radical. Nós estamos colocando apenas um sistema de jogo, para fazer mais observação do que passar informação demais para eles. Acredito que após o torneio a gente já tenha um grupo inicial em mente e, se precisar, passar mais informações para, aí sim, começar um trabalho de lapidação, ensino e aprendizagem – destacou ao NP

No entanto, o trabalho da geração 2005 começou a ser feito ainda em 2021, com o time formado essencialmente por jogadores 2004. Com o zagueiro Vareta, o lateral-direito Gilberto, e os meias Belluco e Thalys – todos nascidos em 2005 – integrados ao time Sub-17, os mais jovens do último ano devem assumir um papel de protagonistas em 2022 e auxiliar aqueles que serão agregados à categoria. Para o comandante palestino, os quatro atletas devem ser exemplos aos que vão chegar no grupo.

– Esses meninos que já estavam no ano passado (com a geração 2004), como o Vareta, o Gilberto, o Belluco e o Thalys, terão que ser os exemplos para os que estão chegando. Então, o maior exemplo que eles podem dar são com as atitudes, com as maneiras, mostrar para os meninos como é que a gente trabalha na prática e, facilitar um pouco mais o nosso contato com os que estão chegando. Mas também costumo dizer que eles não são intocáveis, se eles não estiverem bem nos jogos e os que chegarem estiverem em melhores condições, em termos de jogo e de campeonato, os outros que iniciam. São os pilares por já conhecerem o nosso trabalho, mas não tem unanimidade, eles têm que continuar demonstrando o que demonstraram ano passado para merecerem estar com o grupo de 2004 – finalizou.

Os oito times da Copa FAM estão divididos em dois grupos na primeira fase e, após jogos de todos contra todos dentro das chaves, os dois melhores de cada avançam para as semifinais da Série Ouro, enquanto os terceiros e quartos colocados disputam a Série Prata. Os campeões serão decididos no dia 29 de janeiro (sábado).

Na estreia, realizada neste último domingo (23), o time Sub-17 do Alviverde bateu a Jacuipense por 3 a 0, com gols de Matheus Patolino (2x) e Thalys. Já o Sub-16 bateu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, com tentos anotados por Luighi e Kauan Vitor. As equipes voltam a campo na tarde desta segunda-feira (24). Nenhum confronto será televisionado.

LEIA MAIS