Expulsos diante do Atlético-MG, pela Libertadores, na última quarta-feira (10), os meio-campistas Danilo e Gustavo Scarpa, do Palmeiras, serão julgados pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol. No entanto, os atletas não devem receber uma punição superior à suspensão obrigatória prevista em casos de cartão vermelho. A informação foi divulgada por Marcel Rizzo, do UOL.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Na volta das quartas de final da competição continental, o volante teve de sair de campo aos 29′ da primeira etapa, após falta violenta em Zaracho, na qual ele acertou a sola na chuteira na perna do adversário. O camisa 14, por sua vez, cometeu falta similar, após ser desequilibrado por um jogador atleticano, e desceu ao vestiário aos 37′ da segunda etapa. Apesar dos desfalques, o Maior Campeão Nacional conseguiu a classificação à semifinal nos pênaltis.
Agora, os dois jogadores serão julgados pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol. É improvável, porém, que eles recebam punições severas. Isso porque a pena de mais de um confronto de suspensão tem sido dada em situações de agressões ou brigas, algo incompatível com as ações dos atletas palestrinos nos lances de cartão vermelho.
Esta situação ocorreu, por exemplo, com Allan, do Atlético-MG, que foi expulso após acertar uma cotovelada no adversário durante o primeiro jogo das oitavas, contra o Emelec. Ele foi enquadrado no artigo 16.1, inciso B, que prevê dois jogos de gancho. Ele voltou aos gramados apenas no embate de volta das quartas.
Deste modo, Scarpa e Danilo devem ser julgados com base no 16.1, inciso A II (“jogo brusco grave, mediante disputa de bola, que coloca em risco a integridade física de um adversário”), que tem como punição uma partida de suspensão. Deste modo, existe a possibilidade dos atletas estarem à disposição na decisão da semifinal do torneio continental.
Antes disso, o Palmeiras entra em campo no próximo sábado (13), às 19h (de Brasília), diante do Corinthians. O Verdão, líder, busca aumentar sua vantagem para o rival, segundo colocado, na tabela nacional, que atualmente é de seis pontos.
LEIA MAIS
Abel deixou escolha dos batedores com os jogadores
Felipão: ‘Meu coração é um pouquinho verde’