Exterminador de tabus, Palmeiras agora defende marca de 10 anos contra o Grêmio

Foto: César Greco/ Ag. Palmeiras/ Divulgação

O Palmeiras quebrou diversos tabus nesse ano de 2018. Além de derrotar o Boca Juniors na La Bombonera pela primeira vez na história, desde que Felipão chegou o clube exterminou alguns outros recordes negativos que teimavam em assustar o torcedor palestrino.

Como por exemplo nunca ter vencido a Chapecoense na Arena Condá, ou alcançar a semifinal da Libertadores depois de 17 anos, e a última e não mais empolgante: a vitória sobre o São Paulo no Morumbi 16 anos depois.

Porém agora o Verdão recebe o Grêmio no Pacaembu tendo que manter uma escrita que já dura 10 anos. A última vez que o Palmeiras foi derrotado pelos gaúchos em São Paulo foi em 2008, em um jogo que marcou uma subida de São Marcos ao ataque com 25 minutos do segundo tempo. O Palmeiras de Luxemburgo perderia a liderança do Campeonato Brasileiro naquela tarde.

De lá para cá foram 8 jogos, com cinco vitórias alviverdes e três empates. O Grêmio também chegou a enfrentar o Palmeiras em duas oportunidades aqui em SP pela Copa do Brasil, com dois empates. Sendo eliminado em 2012, ano do tri palmeirense, e se classificando em 2016, no único duelo em que o time de Renato Gaúcho atuou no Allianz Parque.

Desde 2014, Palmeiras e Grêmio vem se encarando no Pacaembu pelo Brasileirão. A boa notícia para os palmeirenses é que nos quatro confrontos, foram quatro vitórias palmeirenses.

O jogo deste domingo coloca as duas melhores equipes brasileiras frente a frente. Brigando pelo Brasileirão, Palmeiras e Grêmio também são as duas equipes brasileiras vivas na semifinal da Copa Libertadores, podendo se encontrarem até na grande final do torneio continental.

O Palmeiras é uma grande pedra no sapato do técnico Renato Gaúcho. Desde que o atual campeão da Libertadores assumiu o tricolor gaúcho, foram sete jogos entre as duas equipes, sendo somente uma vitória do Grêmio, dois empates e quatro vitórias alviverdes.

No primeiro turno em Porto Alegre, o Palmeiras de Roger Machado fez um belíssimo jogo e derrotou o Grêmio na Arena rival por 2 a 0, dois gols de Willian.