Fazendo história no Palmeiras, Weverton celebra 4 anos do ouro olímpico
Titular do gol palmeirense foi campeão no jogos Rio 2016
O goleiro Weverton completa nesta quinta-feira (20) quatro anos da conquista do ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O atleta foi titular na conquista inédita do Brasil e um dos principais destaques da equipe, especialmente na final, contra a Alemanha, quando defendeu a última cobrança rival na disputa das penalidades máximas.
Weverton atuou nos seis jogos, sendo três vitórias e três empates. Ele não foi vazado nenhuma vez na fase inicial e levou apenas um gol no tempo normal e quatro nos penais na finalíssima. A Seleção Brasileira teve a melhor a defesa da competição.
– Relembrar esse título é sempre uma emoção especial, conquistar um título inédito, dentro do nosso país, que nossa torcida merecia tanto, é algo indescritível. Aquela equipe toda estava muito focada e querendo este título, e graças a Deus conseguimos alcançar essa meta. Foram jogos muito difíceis, com uma pressão muito grande, mas o grupo, comissão técnica, torcida e toda estrutura que tínhamos nos deu tranquilidade e força para conquistarmos a medalha – explicou o goleiro.
Devido ao destaque na Seleção Olímpica, o arqueiro foi convocado pelo técnico Tite para a Seleção Principal para disputar os jogos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo em 2018.
No total, o goleiro palmeirense tem 10 convocações. Ele ficou como reserva em trêsjogos nos anos de 2016, 2017 e 2019. Em 2017, o atleta atuou como titular em 2 partidas, na vitória de 1 a 0 sobre a Colômbia e na derrota pelo mesmo placar para a Argentina. No mês de março deste ano, Tite convocou Weverton novamente para a Seleção que vai disputar as Eliminatórias Sul-Americanas, que se inicia em setembro. O Brasil enfrenta a Bolívia e o Peru, nos dias 4 de setembro e 10 de outubro, respectivamente.
Em 2020, o goleiro Weverton tem pelo Palmeiras 22 jogos, 14 defesas difíceis e foi vazado apenas 67 vezes em 111 jogos pelo Palmeiras. Weverton detém a segunda menor média de gols sofridos na história do clube: 0,60, atrás apenas do paraguaio Benítez, com 0,54 (13 gols sofridos em 24 jogos em 1978).
Além disso, Weverton não sofreu gols em 60 partidas dessas 111 que jogou pelo Verdão, número que o coloca na terceira colocação do ranking de goleiros com mais jogos sem ser vazado no Século 21.
Em uma única temporada, o atual camisa 1 é o recordista do Século 21 com 26 jogos sem sofrer gols, marca atingida no ano passado.