FIFA entrevista Raphael Veiga e Weverton e fala em ‘fórmula mágica’ do Palmeiras na Libertadores
Entidade máxima do futebol destacou quarta semifinal consecutiva do Verdão na competição continental; atletas elogiaram Abel Ferreira
O Palmeiras foi destaque no site da FIFA nesta segunda-feira (25). A entidade máxima do futebol mundial publicou entrevista com o goleiro Weverton e o meia Raphael Veiga destacando a fórmula da equipe para chegar a quarta semifinal de Libertadores consecutivas. Durante o período, a equipe conquistou dois títulos, e foi intitulado pela organização como ‘fórmula mágica’.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Para o goleiro Weverton, ao responder a tentativa de a FIFA entender o que justificaria essa consistência alviverde no futebol sul-americano, o veterano jogador relembrou a chegada e o impacto de Abel Ferreira no time. Anunciado em outubro de 2020, o português esteve presente em todas as quatro edições palestrinas que culminaram em, ao menos, ficar entre os quatro mais bem colocados da América.
– Estamos falando também de um treinador de pessoas. Um cara que não consegue ser só o técnico de te dar a tática. Ele também consegue cuidar da sua vida, te transformar numa pessoa melhor para entender o quanto pode fazer para ajudar a equipe – disse Weverton.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Gabriel Menino projeta confrontos contra Boca Juniors
– Ele fala muito em sacrifício. Por isso que a gente às vezes consegue ganhar por muito tempo. É muito natural que, depois de ganhar, você fique um tempo depois sem conquistas. Pode achar que chegou ao máximo e não precisa mais de nada. Muito pelo contrário: e aí você vê nossos jogadores – acrescentou o goleiro.
Para Raphael Veiga, Abel não é só um líder emocional, como também ajuda os atletas. De reserva com Vanderlei Luxemburgo a principal nome ofensivo da equipe, o camisa 23 elenca o português como melhor treinador com quem já trabalhou.
– O melhor técnico que já tive. Ele clareia muitas coisas na nossa cabeça. Uma das maiores dificuldades em ser técnico, acredito, é lidar com essa questão de quem está jogando. A atmosfera que a gente criou nos últimos tempos no Palmeiras tem muito por conta disso, sabe? É um elenco reduzido, menor, mas que não deixa a desejar – afirmou Raphael Veiga.
A entidade também destacou a manutenção de elenco, com a mesma base campeã em 2020 defendendo as cores da equipe até 2023. Ao citar as dificuldades desse tipo de filosofia no Brasil, Weverton afirmou que o entrosamento dos atletas com o respaldo da torcida é uma das formulas para o sucesso dentro de campo.
– Aí tem a experiência. Quando você consegue manter um grupo em que boa parte já tem mais de 100, 200 jogos pelo clube, você vai ter jogadores que conhecem o clube, que já tiveram conquistas e ganharam o respaldo do torcedor. A torcida vê um grupo de jogadores comprometido, e tudo isso coopera para o sucesso do Palmeiras – disse o goleiro.
Veiga é um desses jogadores com longevidade no clube. Anunciado em dezembro de 2016, saiu do clube apenas na temporada de 2018, quando passou um ano emprestado ao Athletico-PR. A estabilidade é tamanha, a ponto de se sentir confortável em falar sobre o desejo de eventualmente jogar na Europa, sem enfrentar críticas.
– Realmente tenho. Mas também, poxa, hoje sou muito feliz no Palmeiras, sabe? Eu me sinto muito importante aqui. Tenho esse desejo, mas não é aquilo [de ficar pensando]: ‘Ai, se não acontecer’”, diz. “A atmosfera que a gente criou aqui dentro é essa. Em praticamente todo campeonato a gente chega. Já sou realizado aqui, e quero continuar ganhando títulos. – finaliza Veiga.
Com Raphael Veiga e Weverton à disposição de Abel Ferreira, o Palmeiras enfrenta o Boca Juniors nesta quinta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), em La Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina, pelo primeiro confronto da semifinal da Libertadores. A partida de volta acontece no dia 5 de outubro (quinta-feira), também às 21h30, no Allianz Parque.