Fifa repete proibição ao Palmeiras no Mundial e veta frase em camisa da Bélgica

Entidade não permite a exposição de alguns termos em uniformes de jogo

A Fifa vetou a utilização da camisa II da seleção belga com os detalhes originais, que continha a palavra “love” (amor, em inglês) na parte interna da gola. Isso porque a entidade máxima do futebol proíbe a exposição de algumas frases e termos, em especial de conotação política.

Caso semelhante ocorreu com o Palmeiras no início deste ano. Em meio à disputa do Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes, o clube teve de trocar o uniforme para a final contra o Chelsea.

O Verdão pretendia vestir a camisa branca recém lançada à época para a temporada 2022, mas teve de recorrer à camisa do ano anterior. A nova veste tinha estampada a frase “por um futuro mais verde” em forma de listas horizontais e, por causa disso, foi vetada.

Em conversas com a Fifa, a diretoria alviverde tentou argumentar que a sentença não apresentava sentido político ou religioso, mas não houve liberação. Para a Bélgica, a solução será remover a palavra ou ir a campo com outro uniforme tal qual o Verdão.

Essa não é a primeira situação nesta Copa do Mundo que a entidade barra a exposição de artigos de jogo. Alguns países pretendiam levar aos jogos uma braçadeira de capitão colorida com a frase “One Love”, slogan de movimento de defesa dos direitos LGBTQIA+. Após ameaça de punições da Fifa, no entanto, as equipes desistiram de se manifestar.