Figueiredo e Coutinho, do Palmeiras, festejam convocação para Seleção Brasileira: ‘Emoção enorme’

Dupla vai defender Amarelinha em jogos contra Canadá e Estados Unidos, entre o fim de setembro e início de outubro

O Palmeiras foi o grande destaque da convocação da Seleção Brasileira Sub-17, divulgada na última sexta-feira (15), com cinco atletas convocados. O zagueiro Vitor Reis, os meio-campistas Figueiredo e Rafael Coutinho e os atacantes Estêvão e Riquelme Fillipi foram selecionados para disputarem os jogos contra Canadá e Estados Unidos, entre fim de setembro e início de outubro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A grande novidade ficou por conta do meia Rafael Coutinho, de 17 anos, chamado pela primeira vez para atuar pelo Brasil. Em 2023, o meio-campista tem 23 partidas, seis gols e três assistências pelo Alviverde, podendo jogar como volante ou meia armador. O jogador está desde 2021 no Verdão, quando foi captado no Grapiuna, clube de Itabuna, na Bahia, para defender a equipe Sub-15 palestrina.

– É uma emoção enorme. Não consigo descrever agora. Para ser sincero, não estava esperando. Sabia que estava jogando bem há um tempo, mas foi uma surpresa muito boa (risos). Eu não podia estar mais feliz – disse Coutinho.

– Acho que essa versatilidade que tenho em campo conta, sim. Como faço várias funções, isso pode ser importante dentro do grupo da Seleção. Vou jogar onde o professor pedir e vou dar o meu máximo – concluiu.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Kevin enaltece chances no time do Palmeiras: ‘Estou vivendo um momento maravilhoso’

Já o meia Figueiredo é figurinha marcada na Seleção Brasileira, e retorna pela segunda vez ao elenco após romper o ligamento cruzado anterior no dia 14 de setembro de 2022, em partida contra o Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro Sub-17. Foram 269 dias fora de combate, voltando a atuar somente em julho – o jogador perdeu o Sul-Americano Sub-17, em junho.   

O meio-campista tem uma longa trajetória no Verdão, chegando ao clube em 2015. Desde então, participou de importantes conquistas pelo Alviverde, como os Paulistas Sub-11 (duas vezes), Sub-13 e Sub-15, além dos títulos da Copa do Brasil (2022 e 2023) e Campeonato Brasileiro (2022) Sub-17. Na atual temporada, desde que retornou aos gramados, em junho, são quatro partidas pelo Sub-17 e 11 pelo Sub-20, com um único gol marcado

– É sempre uma surpresa, um frio na barriga… a gente nunca sabe, né. Por isso fico sempre muito feliz quando ouço o meu nome na convocação. É especial demais vestir essa camisa – afirmou Figueiredo.

– Acho que eu não poderia pedir um retorno melhor ao campo. Já fui campeão, fiz gol, fui convocado… eu sou abençoado e só tenho a agradecer – concluiu.

Ao longo deste ano, o Verdão já teve 18 atletas convocados para as seleções brasileiras de base, maior número desde 2018, quando 29 jogadores representaram a Amarelinha. Na última temporada, 13 nomes foram chamados entre Sub-15 e Sub-20, contra 14 em 2021, 13 em 2020 e 17 em 2019.

A convocação da última sexta-feira (15) foi a última lista elaborada pelo técnico Phelipe Leal antes da disputa da Copa do Mundo Sub-17, que acontece em novembro. Os jogos contra o Canadá serão realizados nos dias 29 de setembro e 01 de outubro, enquanto os confrontos com os Estados Unidos serão nos dias 04 e 06 de outubro – todas as partidas serão em Sorocaba.