Figueiredo é relacionado pelo Palmeiras após quase nove meses de baixa

De volta após rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, meia vai realizar estreia pela categoria Sub-20 neste sábado

Fora dos gramados há mais de oito meses, quando teve constatado o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o meia Vitor Figueiredo, de 17 anos, está de volta aos gramados Palmeiras. Segundo apurou o NOSSO PALESTRA, o meia está relacionado para a partida contra o São Caetano, pelo Campeonato Paulista Sub-20, neste sábado (3) às 11h (de Brasília) contra o Taubaté.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O retorno acontece 262 dias após a lesão, que ocorreu no dia 14 de setembro de 2022, na partida entre o Verdão e Internacional, válido pelo Campeonato Brasileiro Sub-17. Após oito meses parado, o jovem já havia iniciado os treinamentos em campo com os demais companheiros há dez dias, e se preparava para o retorno no início de junho, conforme havia noticiado o NP no dia 20 de maio.

A reestreia do jovem também vai marcar o primeiro jogo atleta pela categoria Sub-20 do Palmeiras – Figueiredo participaria da campanha do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, se não fosse a lesão. Ainda assim, o meia deve ser reforço do time Sub-17 para a semifinal da Copa do Brasil, contra o Vasco, na próxima terça-feira (6). Após o empate em 1 a 1 em São Januário, a vaga será decidida com mando alviverde.

As trocas entre a categoria Sub-17 s Sub-20 devem se tornar rotina para o atleta até o final da temporada. Assim como Estêvão, o meia está passando por ambientação para ser integrado à categoria mais velha definitivamente em 2024. A situação também ocorreu com Endrick, em 2021, e Luis Guilherme, em 2022.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Richard Ríos, do Palmeiras, comemora aniversário na Academia de Futebol

Com o retorno ainda no meio da temporada, atleta ainda poderá disputar a Copa do Mundo Sub-17, em novembro – o Brasil garantiu vaga no Mundial através do Sul-Americano. Figura carimbada da Seleção, o jogador tem vaga na lista encaminhada, e deverá atuar no Mundial.

Figueiredo havia assinado profissionalmente com o Verdão uma semana antes de se lesionar, em setembro, com vínculo válido por três anos, limite imposto pela lei trabalhista vigente no Brasil. A multa rescisória do jovem é de 60 milhões de euros, cerca de R$ 315 milhões.

Desde 2015 no Palmeiras, Figueiredo foi campeão estadual sub-11 duas vezes, além de campeão sub-15 e sub-17. Em 2022, antes da lesão, foram 12 jogos e seis gols marcados, além da conquista da Copa do Brasil Sub-17. A contusão ocorreu durante uma partida diante do Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2022.

Pela Seleção, foi, ao lado de Endrick e Luis Guilherme, o grande destaque da conquista do Torneio de Montaigu, realizado na França, em abril de 2022. Dentro do clube palestrino, Vitor é considerado um dos jogadores mais promissores da base do Palmeiras.