Fim do jejum! Luiz Adriano e Veron comandam a vitória do Palmeiras sobre o Corinthians

Verdão vence, convence e entra provisoriamente no G4 do Brasileirão

Novo nome, velhos hábitos. Nesta quinta-feira, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras visitou a Neo Química Arena, em Itaquera, e venceu o Corinthians por 2 a 0. Depois que Luiz Adriano inaugurou o marcador, brilhou a estrela de Gabriel Veron, que deu números finais ao jogo e encerrou o jejum de dois anos sem vencer o rival.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
!

Com o resultado, o Verdão chegou aos 16 pontos e figura-se na quarta colocação do Brasileirão. A equipe de Tiago Nunes, por outro lado, segue com um ponto a mais que o Coritiba, primeiro time na zona de rebaixamento.

De olho no Internacional, líder da competição, o Verdão volta ao Allianz Parque para enfrentar o Sport, neste domingo, às 19h45 (de Brasília).

Palmeiras vence Corinthians em Itaquera (Foto: Cesar Greco)

O JOGO

Como de praxe, os primeiros momentos do Dérbi foram de muito estudo por parte de ambas as equipes. Apesar de ter menor posse de bola, o Palmeiras buscava o campo de ataque com mais verticalidade e, logo aos 4 minutos, Gabriel Menino deixou Zé Rafael em condição de concluir a primeira bola em direção ao gol, defendida por Cássio.

Os donos da casa, por outro lado, implementavam menos velocidade na transição ao ataque e buscavam brechas para chegar à meta palmeirense. Espaço esse que surgiu antes do primeiro terço da primeira etapa, quando Otero aproveitou o erro de marcação da defesa alviverde após o escanteio, finalizou firme e acertou o travessão.

Enquanto o Palmeiras encontrava dificuldades para se livrar da marcação implementada por Tiago Nunes, com quatro jogadores pressionando os zagueiros e laterais no campo de defesa, os comandados por Tiago Nunes se aproveitavam da inconsistência de Matías Viña na marcação para criar jogadas de perigo pela lateral-esquerda alviverde.

Ainda apostando na velocidade de Wesley, Zé Rafael voltou a desperdiçar uma boa chance para perturbar a meta adversária. A Cria da Academia deixou dois marcadores falando sozinho e abriu para o meia, que cruzou para a linha de fundo.

Faltando pouco mais de 15 minutos para o intervalo, Vanderlei Luxemburgo adiantou as linhas de meio-campo e a resposta foi quase imediata. Zé Rafael tomou a posse de Otero e lançou, sempre ele, Wesley. O atacante fuzilou contra a meta, mas parou em Cássio.

A postura um pouco mais ofensiva do Verdão resultou em uma queda de produção do Corinthians, que tinha Fagner como a sua válvula de escape. A participação do lateral-direito, no entanto, se encerrou após um lance, no mínimo, juvenil. Lucas Lima aproveitou o rebote do goleiro, errou o gol, mas foi recompensado com o toque de mão do defensor.

Luiz Adriano se apresentou para a cobrança da penalidade e esbanjou categoria. Cássio de um lado, bola do outro. Banho de água fria para o Corinthians, que promoveu a entrada de Michel Macedo no lugar de Ramiro.

Luxemburgo soube armar o Palmeiras diante do Corinthians e foi recompensado com a vitória (Foto: Cesar Greco)

Na volta do vestiário, passou a explorar o enfraquecido lado direito da defesa dos anfitriões. Antes mesmo dos primeiro dez minutos, o Palmeiras teve duas boas oportunidades de ir à rede.

Na primeira, Cássio salvou o arremate de Lucas Lima, que recebeu de Patrick de Paula livre dentro da grande área. No lance seguinte, Gabriel Menino invadiu a área, mas demorou muito para definir e foi desarmado por Otero.

Aos 15 da etapa complementar, Luiz Adriano sentiu a coxa, e Luxa aproveitou para implementar mais velocidade ao ataque palmeirense, com Willian e Gabriel Veron. Estratégia essa que surtiu efeito minutos depois.

Lucas Lima aproveitou o vacilo de Lucas Piton, puxou o contra-ataque e inverteu a bola para Willian. Debaixo da trave, brilhou a estrela de Veron. O atacante foi recompensado pelo bom posicionamento e só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.

Ainda que tenha adotado uma postura mais defensiva depois de ampliar o marcador, o Palmeiras se aproveitava da posse de bola inerte do Corinthians e ainda era responsável pelas melhores oportunidades.

Até o zagueiro Luan balançou as redes, com 30 minutos no relógio, mas o assistente assinalou impedimento. Luxemburgo ainda promoveu a entrada de Rony e Ramires, que pouco participaram das ações ofensivas do Verdão.

Após uma entrada imprudente de Danilo Avelar em Patrick de Paula, o Corinthians ficou com apenas nove jogadores em campo, mas o Palmeiras não criou nenhuma chance clara de gol.

LEIA MAIS:
+ Ficha técnica: Corinthians 0x2 Palmeiras
+ Atuações: Luiz Adriano e Veron marcam e Palmeiras derruba o Corinthians fora de casa
+ Felipe Melo comemora gol do Palmeiras e provoca: ‘Chupa, gambá’