FPF divulga áudios do VAR em lances de checagem entre Palmeiras e São Paulo

Foram dois os lances com checagem do VAR em que Claus se dirigiu à cabine para conferir as marcações em campo

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta segunda-feira (4) os áudios das conversas envolvendo o árbitro Raphael Claus e o VAR, comandado por Thiago Duarte Peixoto, durante a segunda partida da final do Campeonato Paulista, vencida pelo Palmeiras, por 4 a 0, no Allianz Parque.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Foram dois os lances com checagem do VAR em que Claus se dirigiu à cabine para conferir as marcações em campo. Em nenhuma delas, o árbitro alterou sua leitura de jogo e seguiu com as decisões tomadas no momento dos lances.

No primeiro deles, Claus foi chamado para verificar um possível pênalti para o Palmeiras. Na ocasião, Danilo chuta e a bola bate no braço de Éder, dentro da área. Porém, para o árbitro a movimentação foi natural. Dessa forma, ele não seguiu a recomendação da cabine, prosseguindo com o jogo e assinalando escanteio para o Verdão.

– Esse é o ponto de contato? Posição natural. Vou sair e manter minha decisão em escanteio. O braço está embaixo e não amplia o contanto. Braço contato, não amplia seu espaço corporal.

O segundo lance checado pelo VAR e pelo árbitro foi na jogada do gol de Zé Rafael. Primeiro, foi verificado se havia posição irregular de algum jogador palmeirense dentro da área. Posteriormente, a recomendação se deu por uma possível falta de Danilo em Calleri, no início da jogada. O árbitro mais uma vez manteve a decisão tomada em campo.

– Disputa de bola. Para mim, foi acidental. Os dois disputam a bola. Ninguém joga a bola, o pé passa no vazio. Os dois passam pelo vazio. Vou manter o gol. Os dois buscam a bola, tem um contato, mas ninguém joga a bola. Vou manter o gol – confirma Claus, em conversa com os representantes na cabine do VAR.

O Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (6), às 21h, contra o Deportivo Táchira. O jogo contra os venezuelanos será o primeiro do Verdão pela edição 2022 da Libertadores.

LEIA MAIS