Gabriel Menino admite erros, agradece confiança de Abel e vibra com retomada no Palmeiras

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, o meia falou sobre foco na carreira e no futuro

Gabriel Menino vive clima de retomada no Palmeiras. Após perder espaço e ficar fora da lista de inscritos para o Mundial de Clubes em fevereiro de 2022, o meia vem recuperando espaço e foi, inclusive, herói da recente vitória do Palmeiras sobre o Internacional, por 2 a 1, no Allianz Parque, pela 19ª rodada do Brasileirão.

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, Menino falou sobre o período difícil que viveu no clube e admitiu que perdeu o foco na carreira, deixando claro que está determinado a recuperar seu espaço na equipe. Ele destaca a autoconfiança e o apoio tanto do elenco como da comissão técnica como fatores determinantes para a superação da má fase.

– As coisas aconteceram muito rápido. Com 21 anos, é difícil assimilar tudo o que eu estava vivendo. Então, foi um momento em que eu desfoquei e não estava dando prioridade ao que importava, deixando coisas externas entrarem. Eu errei e a culpa foi minha, mas o futebol é assim. Comecei a confiar mais em mim. O Abel, os jogadores, a comissão técnica, minha equipe, todos confiaram muito em mim. Fases passam e o trabalho ninguém pode tirar de você. Por um momento eu deixei de fazer isso, mas agora coloquei minha cabeça no lugar.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O meia ressaltou a importância da convivência com Abel Ferreira no Verdão, principalmente no período de retomada após a má fase vivida no início da temporada. Recentemente, o treinador afirmou que não pediu reforços para o setor após a lesão de Jailson, que operou o joelho em abril e não tem prazo para retorno, por confiar no camisa 25.

– Eu me impressiono com o Abel a cada dia, ele é um cara muito inteligente. Eu tenho um respeito muito grande, gosto muito da sabedoria dele e de como ele lida com as situações. Acho que ele me ajuda muito. (No período de baixa) ele conversou muito comigo, me deu até dica e conselhos da carreira e da vida particular dele. Eu sinto que ele só quer meu bem.

Para o jogador, o corte da lista do Mundial de Clubes de 2022 foi o momento mais difícil de sua carreira. Ele não fugiu do assunto e admitiu a frustração, mas compreendeu a escolha feita pelo clube e pela comissão técnica na ocasião. Na circunstância, o meia foi preterido por Jailson e Eduard Atuesta, à época recém chegados ao clube.

– Eu fiquei muito chateado por acabar sendo cortado depois de tudo que eu tinha construído, mas faz parte. O Palmeiras e o Abel tinham que tomar essa decisão de escolher quem estava melhor. Eu levei isso numa boa, fui profissional e torci pelo clube o tempo todo. Estava ali com eles, dando apoio e treinando. Foi a minha fase mais difícil no futebol.

Em ascensão, Menino pensa em retomar a titularidade no Palmeiras, condição que perdeu há cerca de um ano. Em 2022, o meia participou somente de dez partidas entre a escalação inicial e totaliza 26 pelejas dentro de campo. Em números, são dois gols e uma assistência, durante partidas do Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

– Claro (que ser titular é uma meta). Acredito que a condição de titular vai voltar sim, mas para isso preciso continuar firme e aproveitar cada minuto. Ganhar mais confiança para que eu não saia mais quando conseguir retomar.

Gabriel Menino comemora gol ao lado de Danilo e Patrick de Paula pelo Palmeiras. (Foto: Cesar Greco)

FUTURO E SELEÇÃO BRASILEIRA

Aos 21 anos, o jovem nascido no interior paulista afirma ter o sonho de atuar no futebol europeu. No entanto, pondera que deseja atingir metas pessoais e se tornar ídolo no Verdão antes. Com seis conquistas no Alviverde, Menino está perto de alcançar o top-20 jogadores com mais taças pelo clube e pode atingir o histórico ranking ainda em 2022, caso levante mais um troféu na temporada.

– Assim como qualquer outro jogador, eu tenho o sonho de jogar na Europa. Mas eu quero sair como um ídolo do Palmeiras, quero fazer mais história ainda. Tenho objetivos grandes pela frente, sonhos para almejar no clube e tenho certeza de que quando realizar todos será o momento certo de sair.

A Seleção Brasileira também faz parte dos planos do meia. Convocado por Tite em 2020, durante as Eliminatórias para o Mundial do Catar, o jogador tem consciência de que perdeu o espaço, mas deseja receber novas chances no futuro e, um dia, disputar uma Copa do Mundo. Vale lembrar que o jovem alcançou a Amarelinha em seu primeiro ano como atleta profissional e atuou como lateral-direito no selecionado nacional.

– A Seleção Brasileira sempre será meu sonho. É o meu foco, tenho o sonho de ir à uma Copa do Mundo e sei que vou conseguir realizar. Tenho grandes metas e quero cumprir para ficar bem comigo mesmo.

Gabriel Menino em treinamento da Seleção Brasileira profissional (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O contrato atual entre Gabriel Menino e Palmeiras é válido até dezembro de 2025 e foi renovado em fevereiro de 2022. A multa rescisória do jogador para transferências ao exterior é de € 60 milhões (cerca de R$ 322 milhões, na cotação atual).

Na atual temporada, o atleta soma 26 partidas, com dois gols e uma assistência. Defensivamente, registra 18 desarmes e dez interceptações. Ao todo, são 121 jogos com a camisa do Verdão em três temporadas, com oito bolas na rede e 11 assistências, além de seis títulos.

LEIA MAIS