Gabriel Silva entra em campo pelo profissional do Palmeiras após mais de cem dias

Atacante substituiu Rony diante do Fortaleza e realizou sua segunda partida na temporada

O empate do Palmeiras em 0 a 0 no duelo contra o Fortaleza no último domingo (10), fora de casa, marcou o retorno do atacante Gabriel Silva ao time profissional, após 112 dias sem entrar em campo pela equipe de Abel Ferreira. Substituindo o lesionado Rony na segunda etapa, o jovem ganhou apenas a sua segunda oportunidade no ano.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A única vez da Cria da Academia até então tinha acontecido no dia 20 de março, quando o atacante entrou no segundo tempo do empate em 1 a 1 diante do Red Bull Bragantino, pela primeira fase do Campeonato Paulista de 2022. Na ocasião, o camisa 49 permaneceu 14 minutos dentro das quatro linhas, deu apenas seis toques na bola e ainda perdeu uma chance clara de gol que, na época, foi destacada pelo treinador em coletiva após a partida.

– Entramos bem no jogo, o Bragantino conseguiu abrir o placar e nós tivemos oportunidades para empatar, criamos o suficiente. Mas o que faz a diferença no jogo é a equipe que é mais eficaz. Fizemos um bom jogo e merecíamos ter ganhado pelas oportunidades que criamos, até mesmo com um jogador a menos. O Garcia fez uma excelente jogada pela direita e deu uma assistência perfeita para o Gabriel Silva, que tem que fazer o gol naquela bola – disse Abel.

Gabriel Silva não havia tido nova chance até o último domingo diante do Fortaleza. Ele atuou por 11 minutos e deu somente dois toques na bola, totalizando um passe correto e uma perda de posse. Na terceira tentativa de participar com a bola, o atacante perdeu a disputa com o zagueiro adversário.

Artilheiro do Palmeiras Sub-20 na última temporada, a promessa não atua pelas categorias de base do clube desde o título da Copinha, conquistado em janeiro após vitória por 4 a 0 sobre o Santos, no Allianz Parque, quando ele marcou dois gols. Desde então, o atleta não foi sequer relacionado nas pelejas do time juvenil tanto pelo Campeonato Paulista como pelo Brasileirão da categoria.

Sem jogar no time de Paulo Victor Gomes, Gabriel treina frequentemente com os atletas profissionais na Academia de Futebol, em São Paulo, e já havia sido relacionado entre maio e junho nas partidas diante da Juazeirense e do Atlético-MG, pela Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, respectivamente.  

Vale lembrar que atualmente Gabriel Silva pode ser o único centroavante disponível no elenco profissional do Palmeiras. Rony saiu sentindo a coxa contra o Fortaleza e ainda não se sabe a gravidade da lesão. Rafael Navarro, por sua vez, teve lesão confirmada e ficará afastado por até três semanas. Já Merentiel e José Lopez, reforços para o restante da temporada, seguem treinando, mas só vão poder atuar após o dia 18, data da abertura da janela de transferências internacionais. Endrick, grande promessa da base do clube, completa 16 anos no dia 21 e estará liberado para ser relacionado, uma vez que assinará seu primeiro contrato profissional. No entanto, ele deve seguir atuando pelo Sub-20.

Com o resultado obtido neste domingo, o Verdão chegou aos 30 pontos e se manteve na ponta da tabela no Brasileirão. O próximo jogo da equipe será na quinta-feira (14), às 20h (de Brasília), diante do São Paulo, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

LEIA MAIS:
Em noite de apagão, Palmeiras joga mal e empata com Fortaleza pelo Brasileirão