Gabriel Vareta revela que não ‘acreditava nem nos melhores sonhos’ entrar na história do Palmeiras com recorde na base

Ao lado dos companheiros Endrick e Luis Guilherme, o zagueiro e capitão da equipe Sub-17 foi o primeiro jogador a conquistar títulos do Sub-11 ao Sub-20 com a camisa palestrina

O Palmeiras conquistou nesta semana o seu terceiro título da Copa do Brasil Sub-17 ao vencer o Vasco na final. Com a taça, o zagueiro Gabriel Vareta, de 17 anos, entrou na história do clube ao ser – ao lado de Endrick e Luís Guilherme – os primeiros jogadores a conquistarem títulos do Sub-11 ao Sub-20 com a camisa palestrina.

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, o defensor, que foi capitão do clube na competição, destacou que não acreditava que pudesse colocar seu nome na instituição centenária ainda nas categorias de base.

– O recorde é muito prazeroso e muito importante, fruto de muito trabalho de todos nós. Cravar o nome dentro dessa instituição é uma coisa que eu não acreditava nem nos meus melhores sonhos – revelou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Após o término do jogo em São Januário, no Rio de Janeiro, foi Vareta quem ergueu a taça entregue pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Este foi o segundo troféu ostentado pelo defensor, que já havia conquistado a FAM Cup, em fevereiro, também como o líder do plantel.

– Foi uma sensação indescritível ser capitão desse elenco que nós temos e poder levantar a taça. É a minha conquista mais importante (com a camisa do Palmeiras).

O título veio com vitória por 6 a 5 no placar agregado, após vitória palestrina no Allianz Parque por 4 a 1 e derrota na finalíssima por 4 a 2 em São Januário. No revés no Rio de Janeiro, o jovem zagueiro marcou um gol contra já na segunda etapa. No entanto, mesmo com o erro, o capitão não se abateu e foi um dos destaques durante os 90 minutos.

– O gol contra sempre é uma fatalidade dentro de um jogo, tive que me manter ainda mais concentrado. Sou o capitão, então tenho que ter a cabeça no lugar para conseguir ajudar os meus companheiros dentro da partida – destacou ao NP.

Contratado em 2014 para o futsal do Palmeiras, o zagueiro fez em 2016 a transição para o campo e passou a integrar o elenco Sub-11. Desde então, jogou nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-20 do clube, além da Sub-17, e chegou a ser convocado para as Seleções Brasileiras Sub-15 e Sub-17. Pelo Sub-20, última categoria antes do profissional, o jovem se sagrou campeão do estadual da categoria, sendo titular com apenas 15 anos de idade, em 2020.

– A minha ligação de quase uma década com o clube é primordial para mim, pois sei o que é ser Palmeiras. Está na minha veia, faz parte da minha identidade como atleta. O Palmeiras sempre sabe sair das adversidades do jogo, é entrega dentro de campo o tempo inteiro – analisou ao ser perguntado sobre a ligação de oito anos com o Verdão.

Durante o caminho do título, o defensor atuou como um dos pilares do sistema defensivo do Palmeiras. O jogador esteve presente em oito das nove partidas da equipe na competição e, com a sua presença em campo, o time alviverde perdeu apenas o segundo jogo da decisão.

Gabriel Vareta com a taça da Copa do Brasil Sub-17 (Foto: Divulgação / V2mm)

Agora, Gabriel e o elenco Sub-17 se preparam para a disputa do Campeonato Brasileiro da categoria, programado para agosto. Além do certame estadual, o Palmeiras está vivo no Campeonato Paulista e, com o título da Copa do Brasil, com vaga garantida para a Supercopa, em dezembro. Para o atleta, é a chance de colecionar mais títulos na temporada.

– A minha expectativa é ganhar todos os próximos que vierem. Sei que vai ser difícil, mas não impossível. Com esse título da Copa do Brasil teremos mais responsabilidade, então os outros campeonatos e títulos virão com muito esforço e trabalho – finalizou.

Na atual temporada, o contrato de Gabriel Vareta se estendeu até o final de 2024, com multa rescisória no valor de 80 milhões de euros – cerca de R$ 443 milhões, na cotação atual. Ele é o detentor da maior multa rescisória entre atletas da base palestrina.

LEIA MAIS