Galeanos! Fluminense 1 x 0 Palmeiras

Foi emocionante a estreia de Gabriel Veron no Maracanã. Só 17 anos e não sentindo o peso da camisa que parece que não muitos estão sentindo e vestindo no Palmeiras.

Há 30 anos, também com 17 anos, numa vitória sobre o mesmo Fluminense que agora derrotou o Palmeiras em mais uma atuação irritante do time de Mano, um garoto estreou pelo Verdão: Galeano.

Não tem o talento de Veron. Mas teve até 2001 tudo que se quer no nosso time: vontade, comprometimento, superação, entrega, disposição, disponibilidade para fazer várias funções, humildade para sair emprestado e voltar melhor, liderança positiva no elenco, presença de espírito de porco, e um gol de cabeça em 2000 para não esquecer jamais contra o maior rival.

Época também vitoriosa pela vontade do time de dar e se doar. Também não ganhava tudo. Mas quase sempre dava a sensação de que entrava em campo para só sair depois do resultado esperado. Não essa sensação do segundo semestre de que parece que o time nem entra em campo e o resultado será esperneado. Feeling de que vai tomar o gol bobo como o sofrido depois de falhas de Thiago Santos e Luan que perderam bolas de cabeça com a mesma facilidade com que perdemos a nossa cabeça nas críticas.

Elas precisam ser feitas. Como todo o Palmeiras precisa as receber com equilíbrio. Não ganhar desse Flamengo não é o fim do mundo. Mas perder e se perder como se fosse natural?

Não.

Precisamos do talento de Gabriel Veron e da ótima garotada que sobe (com paciência). Como precisamos de todo o pique e paixão de eternos garotos como Galeano (para não torrar de vez o que nos resta de paciência).