O gigante Patrick de Paula

Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Patrick de Paula, que está prestes a completar 21 anos, levantou a sua primeira taça no profissional nesse sábado, ele vem sendo destaque com a camisa do Palmeiras. O volante marcou o último pênalti que deu o título ao time, uma conversão indefensável, como diz meu pai: “Mesmo que tivesse dois Cássio no gol, não defendia”. Natural do Rio de Janeiro, chamava atenção desde antes da base alviverde. PK, como é chamado, atuava nos times amadores do seu estado e ficou marcado quando participou da Taça das Favelas.

O menino chamou a atenção do clube alviverde em 2017, enquanto estava defendendo a equipe Cara Virada, no torneio citado acima. Com características marcantes, o Palmeiras resolveu apostar no novo nome que aparecia no futebol. Patrick ficou de 2017 a 2019 na base do clube. A cria da academia subiu logo para o time profissional e foi pedindo espaço para Vanderlei Luxemburgo.

O porte físico de PK e o fato de ser um volante canhoto fizeram com que o atleta se destacasse. Patrick favorece o estilo de jogo que o Professor Luxemburgo vem adotando, um volante mais ofensivo e com mais qualidade na saída de jogo.

Não é só agora que o Patrick vem ajudando o time. Além de fazer a marcação, o jovem tem um belo talento para bater faltas, uma boa média em chutes a longa e média distância. O seu primeiro gol com a camisa profissional do Palmeiras foi em uma jogada assim.

Patrick de Paula, além de todas características citadas, ainda tem personalidade (e MUITA) dentro de campo. Ele vem pedindo a bola nas cobranças de falta, colocando o “peso” nas suas costas, um jogador que o elenco precisa.

O DNA de vencedor ajuda nesse sentido. PK é tricampeão do Paulistão Sub-20, levantou duas vezes a taça do Terborg Toernooi – Torneio Internacional de Base, além de ter um Brasileiro Sub-20, uma Copa do Brasil Sub-20 e uma Supercopa do Brasil Sub-20. Um currículo valioso para o menino.

Marcado pelo sorriso no rosto, Patrick de Paula sempre está ressaltando a importância da família no seu crescimento. O apoio da mãe à PK fica registrado em fotos no instagram do atleta. Como o próprio voltante agradece: “Obrigada por todas orações. Se eu cheguei até aqui, é pelo seus joelhos no chão toda madrugada.”
Os mesmos joelhos que abaixavam para pedir, hoje podem agradecer! O pequeno “menino” é gigante e vem crescendo cada vez mais. Grande para o time, dentro de campo, mas maior ainda fora dele. Patrick de Paula é um nome que fica marcado em uma nova fase do Palmeiras, ele vem para fazer um novo time.

A resenha, personalidade, humildade e o sorriso estão anotados nos cadernos alviverdes. Patrick fez sua história. O que o torcedor espera, é que faça por mais tempo e da melhor maneira possível!