Governo de SP libera volta imediata do Paulistão; jogos somente poderão ocorrer após as 20h

Palmeiras, com compromissos pela Supercopa no domingo (11) e Recopa na quarta-feira (14), deve ser um dos últimos clubes a retornar aos gramados paulistas para dar prosseguimento ao torneio

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (9), a liberação imediata para o retorno do Paulistão 2021. A competição estava suspensa no estado desde 15 de março, devido à implementação da Fase Emergencial do Plano SP contra a Covid-19, que aumentava as restrições relativas à realização de atividades não-essenciais.

Agora, com o avanço à Fase Vermelha, as práticas esportivas profissionais estão permitidas, desde que cumpram medidas de saúde aprovadas pelas autoridades competentes. Após reuniões na última semana entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e o Ministério Público (MP), o novo protocolo de segurança sanitária apresentado pela entidade futebolística foi aprovado e o governo acatou o parecer técnico do MP.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

Algumas das medidas sugeridas para o protocolo ‘reforçado’, discutido entre MP e FPF durante a semana, consistiam na realização de testes em dias de jogos e partidas disputadas após o ‘toque de recolher’, às 20h, para evitar aglomerações. Além disso, também havia sido mencionada a possibilidade de implementação de uma ‘bolha’, na qual todos os envolvidos com as partidas ficariam hospedados nos Centros de Treinamento dos clubes, ou em hotéis, e somente se deslocariam para os estádios no horário dos jogos, até o fim do campeonato.

No anúncio oficial, contudo, o governo somente mencionou a determinação dos horários após as 20h e uma imposição de “testagem e protocolos sanitários mais rígidos.” Agora, fica a encargo da FPF definir o calendário da volta do futebol no estado, que pode ocorrer já neste fim de semana. O Palmeiras, que tem compromissos pela Supercopa do Brasil no domingo (11) e Recopa Sul-Americana na quarta-feira (14), deve ser um dos últimos clubes a retornar aos gramados paulistas para dar prosseguimento ao Paulistão 2021.

LEIA MAIS: