Grupo de conselheiros do Palmeiras envia carta à CBF por erro do VAR na Copa do Brasil

Documento ressalta prejuízos da atuação da arbitragem ao clube no duelo contra o São Paulo

O movimento União Verde e Branco (UBV), formado por conselheiros do Palmeiras, enviou carta à CBF em decorrência do erro VAR na partida contra o São Paulo, pela Copa do Brasil. A arbitragem de vídeo deixou de checar um possível impedimento em lance de pênalti a favor do adversário.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Na nota de repúdio, o grupo destaca os prejuízos da atuação da arbitragem ao Verdão, que foi eliminado da competição nas penalidades após o empate no placar agregado. Além de demonstrar indignação, a UBV pede atitudes mais drásticas aos responsáveis pelo erro.

A equipe de vídeo da partida foi afastada pela CBF, que reconheceu a falha, comprovada com a divulgação dos áudios da sala do VAR. O grupo de conselheiros, no entanto, entende ser pouco pelos danos causados ao clube.

A carta teve retorno e foi respondida por Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da entidade. Ele disse que repassaria a mensagem ao presidente e recomendou que a nota fosse protocolada oficialmente na CBF.

Confira o texto na íntegra.

A UVB (União Verde e Branco) vem, através desta, manifestar nota de repúdio à atuação da equipe de arbitragem e demais representantes da CBF, na partida entre Palmeiras x São Paulo, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Além das decisões questionáveis tomadas em campo de jogo, nas quais não vamos nos alongar, destacamos:

– Marcação de pênalti a favor da equipe adversária através do VAR sem sequer ter traçado as linhas de impedimento. Procedimento básico no protocolo. O atacante adversário se encontrava em “POSIÇÃO IRREGULAR” ao receber a bola que da origem ao lance da marcação do pênalti.

O reconhecimento do erro por parte da entidade máxima do futebol brasileiro não minimiza em nada o erro grotesco cometido pela equipe de arbitragem.

Tal conduta resulta da total falta de preparo da equipe de arbitragem. Incluindo o árbitro de campo, Leandro Vuaden, que não se preocupou em checar se todas as situações do lance fossem checadas. Se deixou influenciar por um erro crasso da equipe do VAR.

O lance, que resulta no gol adversário, e consequentemente altera o curso natural da partida e culmina com a eliminação da S.E. Palmeiras nos causa sérios danos esportivos, financeiros e psicológicos.

Entretanto, tal nota tem o objetivo principal de manifestar total indignação. E o reconhecimento do erro pela CBF não minimiza em nada a perda da S.E. Palmeiras. Atitudes mais drásticas precisam ser tomadas em relação a arbitragem brasileira, que passa por um péssimo momento. Afastar a equipe do VAR por apenas uma rodada e permitir que Leandro Vuaden continuasse a exercer normalmente sua função entendemos ser uma falta de respeito com nosso torcedor.

A CBF precisa dar exemplo e se mostrar completamente competente no que se diz respeito ao departamento de arbitragem.

São Paulo, 17 de julho de 2022

LEIA MAIS: