Guia Palmeiras Sub-15: Veja análise, elenco e tudo sobre a categoria do Verdão

Atual campeão, plantel estreia no Campeonato Paulista como um dos favoritos ao título

O torcedor do Palmeiras tem muitos motivos para comemorar a situação das categorias de base do clube. Atual campeão da Copinha, principal torneio Sub-20 do Brasil, o projeto vai muito além das categorias mais velhas. Presente nas últimas cinco finais do Paulistão Sub-15 – e vencedor em quatro oportunidades – a nova geração chega em 2022 para manter a hegemonia estadual na categoria. Em 2022, os palmeirenses devem entrar para valer na disputa mais uma vez.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

E para alcançar os objetivos traçados para o atual ano, nada melhor do que uma peça experiente no banco de reservas. Campeão da Libertadores Feminina com a Ferroviária, Leonardo Mendes assume o Sub-15 do Verdão com a missão de revelar talentos e manter os bons resultados. Inicialmente contratado para dirigir o Sub-16, o comandante substituiu a saída de Rafael Paiva, que foi promovido ao Sub-17. Mendes já venceu sua primeira competição, o Festival TSFC, em Porto Feliz-SP, com uma campanha de três vitórias e uma derrota.

Na atual temporada, o foco será nas disputas do Campeonato Paulista e da Copa Nike – em ambas as competições o Palmeiras é o atual campeão. Sem Campeonato Brasileiro na categoria, o torneio patrocinado pela Nike e com a presença das principais equipes do Brasil se torna o principal evento Sub-15. A equipe ainda deve participar de outras competições de menor expressão, como a TSFC realizada já neste mês de abril.

A estreia no Paulistão está agendada para o próximo sábado (16), às 9h (de Brasília), diante do São José, na Academia de Futebol II, em Guarulhos-SP. Na primeira fase, o Verdão vai encarar também o Atlético Guaratinguetá, o Taubaté e o União Mogi. Com 68 equipes divididas em 12 grupos, o pontapé inicial aconteceu no último final de semana (dias 9 e 10) e o encerramento está previsto para o dia 2 de novembro.

Após as competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) serem canceladas em 2020 por conta da pandemia de Covid-19 e realizadas de maneira enxuta no último ano, os tradicionais torneios Sub-15 e Sub-17 vão retornar com a configuração tradicional na atual temporada, preenchendo o calendário da base durante oito meses e proporcionando um grande número de partidas por equipe.

PONTO FORTE – O ATAQUE

Se o Palmeiras de Abel Ferreira possui uma alta média de gols marcados, as categorias de base seguem o script do time profissional. Liderado por Estevão Messinho, o ataque palestrino não costuma deixar a desejar. Com Murilo Dourado centralizado e ítalo na ponta, o time tem seu encaixe desenhado. Artilheiro da categoria Sub-14 em 2021, Dourado alia o bom porte físico com a mobilidade para surpreender a defesa adversaria.

PONTO FRACO – DESEMPENHO RECENTE

Apesar do título da TSFC e do bom time no papel, o desempenho do time Sub-15 não vem animando ultimamente. Com a base do Sub-14 de 2021 mantida, o grupo decepcionou na Copa Votorantim, em janeiro, ao ser eliminado nas quartas de final da competição pelo Santos. Na última temporada, o plantel também não obteve êxito e foi eliminado ainda na fase de grupos da Aldeia Cup Sub-14, em dezembro, na cidade de Recife-PE.

OLHO NELE – ESTEVÃO, O MESSINHO

Um dos jovens mais promissores das categorias de base do Cruzeiro e um dos pivôs na descoberta de esquemas de corrupção no clube mineiro, Estevão Willian, o Messinho, assinou com o Palmeiras em maio e, desde então, se tornou um dos centros de atenção dentro do Verdão. No elenco Sub-15 desde 2021, o jovem chega com mais bagagem em 2022 e se firma como a peça central do plantel.

Camisa 10 de bom passe e ofensividade de um atacante, Estevão é uma das principais expectativas da geração 2007 em todo o Brasil e promete ser a grande atração das categorias de base do Palmeiras em 2022. Com mais espaço na categoria Sub-15, deve assumir o protagonismo desde os primeiros jogos e ficar mais conhecido entre os torcedores.

Estevão em ação pelo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti)

OPINIÃO DO COLUNISTA – ANDRÉ GALASSI

– Com um comandante experiente e com currículo gabaritado, a projeção para 2022 é muito positiva. Apesar da geração 2007 ter decepcionado na última temporada, acredito que com os ajustes e com o reforço de Estevão Messinho – que jogou com os 2006 no último ano – a equipe possa corresponder às altas expectativas. O calendário cheio também ajuda no ritmo de jogo e o Campeonato Paulista Sub-15 é um torneio no qual o Palmeiras sabe os atalhos de como vencer. Acho que a hegemonia na categoria se mantém por mais um ano.

LEIA MAIS