Guia Palmeiras Sub-17: Veja análise, elenco e tudo sobre a categoria do Verdão

Tendo Luís Guilherme e Endrick como grandes trunfos, equipe chega com moral para a temporada

Apesar de passar por um período conturbado na pré-temporada, com a saída do treinador Orlando Ribeiro no meio da preparação para 2022, o Palmeiras Sub-17 alcançou bons resultados nos campeonatos preparativos para o Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Brasileirão. Campeão da Copa FAM, em fevereiro, e do Festival TSFC, em abril, o plantel palestrino chega como um dos favoritos para levantar mais taças na atual temporada.

Com a saída de Orlando, que assumiu o time Sub-20 do Santos em fevereiro, o escolhido da diretoria para assumir o banco de reservas foi Rafael Paiva, inicialmente contratado para dirigir o time Sub-15. Campeão estadual e da Recopa Carioca Sub-17 pelo Vasco em 2021, o comandante soma, além da passagem pelo futebol carioca, passagens como auxiliar técnico da Seleção Brasileira Sub-17 e acumulou trabalhos em clubes como Guangzhou Evergrande, da China, São Paulo, Fortaleza, Desportivo Brasil, Guarani e Mogi Mirim. São mais de 10 anos de carreira e diversas conquistas nacionais e internacionais no histórico do treinador.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Tendo Endrick e Luis Guilherme como principais trunfos para se destacar sobre as demais equipes, a presença do atacante ainda não é confirmada para o plantel Sub-17, mas certamente a joia estará presente nos principais momentos da temporada. Artilheiro da Copinha e principal nome do futebol de base brasileiro, o jovem de apenas 15 anos já é titular do Sub-20 e deve fazer a transição entre os dois elencos na temporada. Já Luis, também de 15 anos, está garantido na categoria para 2022.

A estreia no Paulistão está agendada para o próximo sábado (16), às 11h (de Brasília), diante do São José, na Academia de Futebol II, em Guarulhos-SP. Na primeira fase, o Verdão vai encarar também o Atlético Guaratinguetá, o Taubaté e o União Mogi. Com 68 equipes divididas em 12 grupos, o pontapé inicial aconteceu no último fim de semana (dias 9 e 10) e o encerramento está previsto para o dia 2 de novembro.

Após as competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) serem canceladas em 2020 por conta da pandemia de Covid-19 e realizadas de maneira enxuta no último ano, os tradicionais torneios Sub-15 e Sub-17 vão retornar com a configuração tradicional na atual temporada, preenchendo o calendário da base durante oito meses e proporcionando um grande número de partidas por equipe.

PONTO FORTE – O ATAQUE

Para além da habilidade acima da média de Endrick e Luis Guilherme, o ataque palestrino apresenta outros bons valores para somar opções a Rafael Paiva. Artilheiro do time Sub-16 em 2021 e principal goleador do Festival TSFC, com cinco tentos marcados, Mateus Patolino é a esperança de gols do time. Pivô de excelente presença de área, o encaixe do time com Luis Guilherme e Thalys na criação de jogadas favorece o centroavante em opções para finalizar.

PONTO FRACO – DEFESA

Desde 2020, o principal ponto fraco do Palmeiras Sub-17 é a defesa, sendo uma equipe com um expressivo número de gols sofridos. Talvez o maior desafio para o início do trabalho de Rafael Paiva, o problema da zaga parece ser mais coletivo do que individual. Com boas peças para o setor, especialmente com o capitão Gabriel Vareta, o time sofre com o ajuste na parte de trás e apresenta fragilidades na marcação e na ocupação de espaços no setor de defesa. Em 2021, o problema foi ainda mais visível nas competições disputadas pelo plantel Sub-16 e Sub-17, que em todos os torneios somaram mais do que um tento sofrido por jogo.

ESSES SÃO OS CARAS – LUIS GUILHERME E ENDRICK

Ainda sem a certeza de Endrick, que apesar da idade deve ser efetivado no Sub-20, a jovem promessa do Verdão e seu companheiro, Luis Guilherme, são as atrações do plantel Sub-17 palestrino. Ambos campeões da Copinha, em janeiro, a dupla leva a experiência de já ter atuado com o time mais velho. Tido como principal joia do Palmeiras, Endrick já jogou até mesmo em partidas amistosas do elenco profissional de Abel Ferreira.

Endrick e Luis fazem umas das parcerias mais promissoras de todo o futebol brasileiro nas categorias de base. Entrosados dentro das quatro linhas desde uma viagem com o Sub-11 do Palmeiras, em 2017, para a disputa da Go Cup, o atacante e o meia não demoraram muito para fechar uma parceira de amizade que vai além dos gramados.

Endrick foi campeão da Copinha pelo Palmeiras. (Foto: Fábio Menotti/Palmeiras)

OLHO NELE – THALYS

No clube desde a última temporada, quando chegou do CRB, de Alagoas, o meia Thalys foi um dos destaques do elenco Sub-17 em 2021 e iniciou o ano com o pé direito, ao marcar dois gols e ser o maior garçom da equipe ao longo das cinco partidas do Palmeiras no título da Copa FAM, em fevereiro. Com mais bagagem do que o restante do plantel, o jovem deve ser um dos cérebros na criação de jogadas da equipe e peça chave na formação de Rafael Paiva.

Após o destaque na Copa FAM, Thalys celebrou seu bom momento individual e o excelente desempenho na competição, atribuindo o sucesso ao coletivo da equipe.

– Muito feliz com meu desempenho, consegui contribuir para a minha equipe com gols e assistências, mas nada disso seria possível sem a ajuda dos meus companheiros. A união do nosso time foi o diferencial para jogarmos esse campeonato em alto nível e saímos vitoriosos na final – destacou ao NOSSO PALESTRA em fevereiro.

TIME BASE

Luis Eduardo; Gilberto; Gabriel Vareta, Felipe Jack e Lucas Santos; Belluco, Figueiredo, Cauê e Thalys; Luis Guilherme e Endrick (Mateus Patolino).

OPINIÃO DO COLUNISTA – ANDRÉ GALASSI

 – O Sub-17 de 2022 é uma das grandes gerações das categorias de base do Palmeiras. Com os acréscimos de bons nomes nascidos em 2006 – especialmente de Endrick, que deve atuar nos momentos decisivos – o Verdão chega com a missão de espantar o fantasma de 2021, quando a equipe bateu na trave e pecou nos momentos decisivos.

LEIA MAIS