Gustavo Gómez se torna zagueiro com mais gols pelo Palmeiras em uma temporada

Defensor ultrapassou o recorde de Júnior Baiano, que marcou em dez oportunidades durante o ano de 1999

Gustavo Gómez marcou o terceiro gol da vitória do Palmeiras por 3 a 1 sobre o Athletico-PR na noite desta terça-feira (25). Com isso, o paraguaio chegou ao seu 11º gol, se tornando de maneira isolada o zagueiro com mais bolas na rede pelo Verdão em uma única temporada. Ele ultrapassou Júnior Baiano, que marcou dez vezes em 1999.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O gol também fez o capitão palestrino se isolar como segundo estrangeiro com mais gols pelo Verdão em jogos do Campeonato Brasileiro. Chegando a 16 tentos, deixou para trás o chileno Valdivia, que marcou em 15 oportunidades. Quem lidera o ranking é o lateral-direito e também paraguaio Arce, com 26.

Zagueiro com mais gols no mundo em 2022, Gómez soma 57 partidas no ano, com média de um gol a cada 5,1 jogos. Além disso, serviu uma assistência e finalizou em 47 oportunidades, sendo 21 no alvo. O zagueiro possui 70% de conversão de chances claras de gol. Por fim, ele ganhou 60% dos duelos aéreos na temporada.

O capitão chegou ao nono gol neste Brasileirão, aumentando a marca de zagueiro que mais vezes balançou as redes pelo Alviverde em uma mesma edição do campeonato. O segundo colocado da lista é o zagueiro Daniel, que foi à rede sete vezes pelo torneio nacional em 2005.

O gol de Gómez contra o Athletico foi o 22º marcado por zagueiros do Palmeiras na temporada, sendo 11 dele, dez de de Murilo e um de Luan. De quebra, 2022 é o ano mais goleador da zaga do Verdão em todos os tempos, contra os 18 de 1999 e de 2006.

Gómez chegou ao Verdão em 2018, vindo do Milan, da Itália. Em sua primeira temporada, já assumiu a titularidade e conquistou o Campeonato Brasileiro. Depois disso, o paraguaio não deixou o 11 inicial e, com Abel Ferreira, se tornou capitão, erguendo as taças da Copa do Brasil, Libertadores (duas vezes), Paulistão e Recopa Sul-Americana.

Com 28 gols pelo Palestra, o camisa 15 é o terceiro zagueiro com mais gols na história do clube. O gringo está em busca da segunda colocação, de Loschiavo, que balançou as redes 32 vezes em 11 temporadas pelo Palestra Itália (1921-1927 e 1929-1934). O ex-jogador esteve presente nas campanhas campeãs do Paulistão 1926 e 1932, além do Paulistão Extra, em 1926. Luís Pereira é o maior artilheiro com 36 tentos.

LEIA MAIS