Há 30 anos, Palmeiras saía da fila nacional e conquistava sétimo título brasileiro

Verdão derrotou Vitória na final para voltar a ser campeão nacional após duas décadas

No dia 19 de novembro de 1993, o Palmeiras conquistava o Campeonato Brasileiro pela sétima vez em sua história. O título completa 30 anos pouco após o Verdão levantar a décima segunda taça da competição.

Para garantir o troféu naquela edição, o Alviverde construiu campanha com 16 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Foram 40 gols marcados e 17 sofridos nas 22 partidas disputadas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O torneio ainda era disputado em formato de mata-mata na ocasião, e o clube enfrentou o Vitória na decisão. Com vitória por 3 a 0 no agregado – 1 a 0 na Arena Fonte Nova e 2 a 0 no Morumbi – o Palmeiras bateu o time baiano e sagrou-se campeão. Edilson marcou na ida, enquanto Evair e Edmundo garantiram o troféu na volta.

O país voltou a ser conquistado pelo Verdão após duas décadas, já que as últimas conquistas haviam sido no bicampeonato em 1972 e 1973. O feito voltaria a se repetir já que, depois de 1993, o Alviverde conquistaria também o título em 1994, contra o Corinthians.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Jogadores do Palmeiras comemoram título brasileiro em São Paulo

Além de sair da fila nacional, aquele ano marcou a temporada em que o clube saiu da maior seca de títulos de sua história. O Palmeiras não ganhava uma taça desde o Paulista de 1976 e voltou a vencer justamente no Estadual em 1993.

Em 2023, o Maior Campeão Nacional repetiu a dose e também garantiu bicampeonato nacional e estadual na mesma temporada. Com as conquistas, o Verdão chegou ao décimo segundo título brasileiro – isolado maior campeão do país – e ao 25° título paulista – segundo maior campeão do estado.