Invicto, o primeiro dos 13 títulos nacionais do Palmeiras

 

O maior campeão nacional do país mais vezes campeão mundial ganhou o primeiro título em 1960. A Taça Brasil.

Invicto.

Foram apenas quatro jogos.  Porque era esse o regulamento do primeiro (e único até 1967) torneio brasileiro. Competição que alguns desdenham ou desconhecem não apenas porque nunca venceram a Taça Brasil, de 1959 a 1968. Mas porque nunca puderam disputar. Só jogava o torneio quem era campeão estadual (ou vice, quando o campeão também ganhava a própria competição nacional). O vencedor era o representante brasileiro na Taça Libertadores, disputada pela primeira vez também em 1960.

Por isso muitos rivais não sabem o que é a Taça Brasil. Nunca disputaram o torneio que tinha todos os bicampeões mundiais pelo país, em 1958 e 1962. Não eram muitos jogos. Não eram todos os grandes clubes. Mas todos os campeões mundiais jogaram o certame.

Na primeira Taça Brasil disputada pelo Palmeiras, como supercampeão paulista de 1959 (torneio decidido em janeiro de 1960), o Palmeiras eliminou o Fluminense, campeão do Rio.  Os representantes paulistas entravam direto na fase semifinal. Empatou sem gols o primeiro jogo no Pacaembu com o Fluminense, em novembro de 1960. No jogo de volta, no Maracanã, o velho artilheiro Humberto Tozzi, que havia retornado da Itália, fez o gol da vitória no final do clássico, aos 44 do segundo tempo.

A final foi contra o Fortaleza, no Ceará. Com 19 minutos, o Palmeiras já vencia por 3 a 0. Tirando o pé do acelerador, a equipe sofreu um gol. Na partida de volta, em 28 de dezembro, no Pacaembu, o adversário surpreendeu, abrindo o placar aos 6 minutos. Aos 12, o Palmeiras já vencia por 3 a 1. No apito final do árbitro, o Pacaembu assistiu à maior goleada da história de uma decisão nacional: Palmeiras 8 x 2 Fortaleza.

O capitão Julinho Botelho terminou a temporada como iniciara, em janeiro: erguendo o caneco de campeão da Taça Brasil.

Invicto.

Reportagem da TV CULTURA nos anos 1990 com Valdir (goleiro do Palmeiras em 1960) e Telê Santana (atacante do Fluminense) sobre o jogo decisivo da semifinal da Taça Brasil de 1960.