João Gabriel Falcade: Ouro de tolo

O ouro do tolo é a omissão. O ouro do tolo é a fuga. O ouro do tolo é sentar e esperar.

Ele deveria estar contente pelo emprego que tem. Alegre e satisfeito por chegar ao comando do clube que amamos mais que nossas próprias vidas. Deveria, também, honrar a chance de ocupar a função que ocupa.

Deveria, sem dúvida, agradecer pelo privilégio. E, acima de tudo, ciente de que tem coisas grandes pra conquistar, não poderia ficar parado, bestificado, vendo a vida passar – e o mandato acabar.

Raul, que não tinha tantas condições, mas uma mente brilhante, aproveitou-se da benção e disse: ‘É você olhar no espelho e se sentir um grandessíssimo idiota. Saber que é humano ridículo, limitado.’

Do poema, fez música, e deixou o recado bem dado: azarado e infeliz daquele que ao olhar para si só é capaz de ver o quão incapaz foi. E como gastou mal toda a chance que teve. Nada é tão frustrante.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Fosse a idade implacável e o tempo o inimigo mortal, eu compreenderia e me solidarizaria com o sofrimento. Mas com tanto por viver e fazer, é lamentável ver que você está sentado no seu banco de couro, com a boca cheia de dentes e de discursos vazios, esperando a vida passar e o mandato acabar.

A história jamais perdoa os que abdicam dela. Ela não faz curvas argumentativas contra a frouxidão. Ela tem só desprezo e indiferença por quem não faz diferença. O ouro do tolo é a omissão. O ouro do tolo é a fuga. O ouro do tolo é sentar e esperar.

O destino do tolo nunca será o ouro. Ele será esquecido. E, se lembrado, será só por lamentação, por tristeza e decepção. Será por pena, por ódio e por resignação. O ouro do tolo é o tempo – que faz questão de apagá-lo.

O ouro do tolo é mau (rício)

LEIA MAIS