Jogo entre Palmeiras e Botafogo vale ‘Cinturão do Futebol Brasileiro’; entenda

Verdão já conquistou o título simbólico 323 vezes desde 1902

Palmeiras entra em campo neste domingo (25) para enfrentar o Botafogo no Allianz Parque pela 12° rodada do Brasileirão. Além da disputa pela liderança do campeonato, o duelo vale o ‘Cinturão do Futebol Brasileiro’.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Imagine que o futebol fosse como o boxe ou o MMA, onde um novo campeão somente surge depois de derrotar o antigo campeão. E, assim que conquistado o cinturão, o clube passa a defender o título contra outros desafiantes. São considerados para a disputa somente jogos de torneios oficiais entre dois times brasileiros.

No dia 3 de maio de 1902, no Parque Antárctica, a Associação Atlética Mackenzie College venceu o Sport Club Germânia por 2 a 1 na primeira partida oficial do futebol brasileiro. Foi o jogo inaugural do que hoje conhecemos como Campeonato Paulista. Assim, o Mackenzie College foi o primeiro vencedor do Cinturão do Futebol Brasileiro.

VEJA NO NOSSO PALESTRA!
Caio Ribeiro mostra detalhes da Academia de Futebol do Palmeiras

Desde então, mais de 120 anos se passaram com o Cinturão passando pelas mãos de 227 clubes ao redor do Brasil.O Botafogo é o atual detentor e, por isso, o Palmeiras é o desafiante na partida desta domingo. A pesquisa completa com todos os dados pode ser encontrada no site do Cinturão do Futebol Brasileiro.

O Palmeiras é o clube com o segundo maior número de cinturões (323), com apenas dois a menos que o Corinthians (325). O Verdão conquistou a honraria mais vezes (60) do que o rival (59), mas defendeu o título três vezes a menos (266 a 263). A última vez que o Alviverde conquistou o Cinturão aconteceu em 2016, quando o clube derrotou o Fluminense pelo Brasileirão. Curiosamente, a derrota do Maior Campeão Nacional para o Botafogo-PB no mês seguinte pela Copa do Brasil daquele ano fez com que o Cinturão rodasse as divisões inferiores do país até ser reconquistado pelo Grêmio em 2020.