Notícias Palmeiras

Jogo entre Palmeiras e Fortaleza vale 'Cinturão do Futebol Brasileiro'; entenda

Verdão já conquistou o título simbólico 323 vezes desde 1902

Sala de Troféus do Palmeiras. (Foto: Cesar Greco)
Sala de Troféus do Palmeiras. (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (17) para enfrentar o Fortaleza no Allianz Parque pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Além de uma eventual vantagem para o encontro decisivo na Arena Castelão, o duelo vale o ‘Cinturão do Futebol Brasileiro’.

Imagine que o futebol fosse como o boxe ou o MMA, onde um novo campeão somente surge depois de derrotar o antigo campeão. E, assim que conquistado o cinturão, o clube passa a defender o título contra outros desafiantes. São considerados para a disputa somente jogos de torneios oficiais entre dois times brasileiros.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

No dia 3 de maio de 1902, no Parque Antárctica, a Associação Atlética Mackenzie College venceu o Sport Club Germânia por 2 a 1 na primeira partida oficial do futebol brasileiro. Foi o jogo inaugural do que hoje conhecemos como Campeonato Paulista. Assim, o Mackenzie College foi o primeiro vencedor do Cinturão do Futebol Brasileiro.

Desde então, mais de 120 anos se passaram com o Cinturão passando pelas mãos de 227 clubes ao redor do Brasil. O Fortaleza é o atual detentor e, por isso, o Palmeiras é o desafiante na partida desta quarta-feira. A pesquisa completa com todos os dados pode ser encontrada no site do Cinturão do Futebol Brasileiro.

O Palmeiras é o clube com o segundo maior número de cinturões (323), com apenas dois a menos que o Corinthians (325). O Verdão conquistou a honraria mais vezes (60) do que o rival (59), mas defendeu o título três vezes a menos (266 a 263). A última vez que o Alviverde conquistou o Cinturão aconteceu em 2016, quando o clube derrotou o Fluminense pelo Brasileirão. Curiosamente, a derrota do Maior Campeão Nacional para o Botafogo-PB no mês seguinte pela Copa do Brasil daquele ano fez com que o Cinturão rodasse as divisões inferiores do país até ser reconquistado pelo Grêmio em 2020.

LEIA MAIS:
Valdivia está internado em hospital desde sexta-feira
Endrick pode ser substituto de Artur no Palmeiras diante do Fortaleza na Copa do Brasil
Com presença do ídolo Alex, Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol

Giuliano Formoso

Editor

Jornalista formado pela PUC-SP e palmeirense desde o nascimento há 27 anos. No Nosso Palestra desde 2020 e privilegiado por trabalhar com o que mais ama. Corneteiro de marca maior, mas sempre querendo o melhor para o clube.

Jornalista formado pela PUC-SP e palmeirense desde o nascimento há 27 anos. No Nosso Palestra desde 2020 e privilegiado por trabalhar com o que mais ama. Corneteiro de marca maior, mas sempre querendo o melhor para o clube.

Palmeiras hoje: Mayke lesionado, Abel de contrato novo e muito mais Palmeiras hoje: Verdão vence em estreia da Libertadores Palmeiras hoje: Veiga é desfalque para estreia na Libertadores Palmeiras hoje: Verdão deverá ter novidade na escalação para estreia na Libertadores Palmeiras hoje: Abel pede desculpas aos torcedores do Palmeiras