Líder do grupo: Bangu 0 x 2 Palmeiras, Robertão-67

Campeão estadual do Rio em 1966, o bom time do Bangu precisava vencer o então campeão paulista por 6 a 0, no Maracanã, na tarde de de domingo, 14 de maio de 1967, pela última rodada da primeira fase do primeiro Robertão. Perdeu por 2 a 0 para a equipe com melhor campanha da fase inicial do torneio. Palmeiras que pela vitória no duelo entre os campeões estaduais ficou com o troféu Petrobras.

Aymoré mexeu mais uma vez na equipe. Sem Ademir da Guia, lesionado na coxa, fechou o meio-campo com Suingue ao lado de Dudu. Rinaldo recuou pela esquerda para armar como só não fazia mais pela presença imperial do Divino no meio. Para dar mais velocidade ao ataque optou por Zico na ponta-direita, com Gallardo mais centralizado ao lado de César.

Mais de 16 mil pessoas tentaram empurrar o Bangu para a goleada. Mas não teve jeito. Nem muito jogo. César só não abriu o placar aos 8 em grande defesa de Ubirajara. Na sequência, Zico perdeu gol feito. Aladim e Jaime (que seria campeão do Robertão-69 pelo Palmeiras) arriscaram de longe e não assustaram Valdir. Susto mesmo deu o goleiro palmeirense aos 25. Numa defesa difícil em chute de Ocimar lesionou o joelho. Tentou se aguentar em campo por mais 10 minutos. Até que o médico Nelson Rossetti convenceu Aymoré que era mais prudente trocar o goleiro. O paraguaio Perez fez sua estreia oficial ainda no primeiro tempo.

Na segunda etapa, Zico foi sacado. Gallardo foi para a posição dele, onde vinha sendo titular. Dario entrou como meia-atacante próximo a César. O Palmeiras melhorou. Gallardo, não. Gildo entrou na ponta-direita. Mas o gol só saiu quando Dudu avançou pela direita e foi ao fundo e meteu a bola na cabeça de Rinaldo, aos 24. O Bangu só não empatou aos 29 porque Djalma Santos salvou sobre a linha. Aos 35, Jair Bala substituiu Suingue e, na primeira bola, deixou César para limpar Crespo e fuzilar Ubirajara, aos 37.

Rinaldo foi o melhor palmeirense no Rio. Dudu, Ferrari e Djalma Santos foram outros destaques na justa vitória palmeirense.

O Palmeiras se classificou como líder do Grupo B na primeira fase, com 19 pontos. O Grêmio foi o segundo colocado. No A, o Corinthians foi o melhor de toda a fase, com 22 pontos. O Internacional foi o outro classificado para o quadrangular final em turno e returno.

O ex-palmeirense Ademar Pantera (Flamengo) terminou como artilheiro da primeira fase com 15 gols. O ex-flamenguista César foi o goleador palmeirense com 11. O Verdão teve o melhor ataque: 31 gols. Mesmo assim era criticado por suposto esquema mais precavido de Aymoré Moreira.