Lucas Lima, Zé Rafael ou Veiga: qual meia deveria ser titular no Palmeiras?

A equipe de Luxemburgo tem apresentado problemas no setor criativo; qual meia deveria ser o titular?

No empate contra o Bahia, no último sábado (29), mesmo com um meia titular, o Palmeiras demonstrou, mais uma vez, a sua grande dificuldade para criar oportunidades de gol – a equipe teve apenas duas grandes chances e marcou uma vez.

O Verdão iniciou a partida com Lucas Lima, que havia feito um bom jogo contra o Santos, e, aos 29′, Zé Rafael, autor do gol palestrino, entrou em campo (Raphael Veiga, o terceiro meio-campista de criação do elenco, não foi relacionado para a partida). Os dois, porém, foram incapazes de criar boas oportunidades. Com isso, surgiu, novamente, o questionamento: quem deveria ser o titular do time?

Lucas Lima

Lucas Lima chegou ao Palmeiras em 2018 por ser um jogador criativo e de bom passe, características que o fizeram ser convocado para a seleção brasileira em algumas oportunidades. No Palmeiras, porém, o meia nunca deslanchou, revezando a vaga no meio com outros atletas presentes no elenco, como Moisés, atualmente no Shandong Luneng.

Lucas Lima em ação diante do Athletico-PR (Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras)

Neste ano, Lucas é o meia que mais jogou sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, atuando em dezoito jogos oficiais. Nestes muitos minutos em campo, porém, o jogador não conseguiu corresponder às expectativas, pois ele deu, apenas, duas assistências no ano. Por outro lado, ele tem os melhores números dentre as opções para o setor, sendo responsável por vinte e oito passes decisivos na temporada.

Zé Rafael

O camisa 8 faz a sua segunda temporada com a camisa do Palmeiras. Contratado do Bahia em 2019, Zé Rafael é um jogador diferente de Lucas Lima, pois, ao invés de um meia passador, é um jogador que infiltra entre as linhas adversárias e finaliza para o gol.

Zé Rafael deixa corintiano Fagner no chão durante finalíssima da Copa do Brasil (Foto: Divulgação/Twiiter)

Em 2020, ele iniciou a temporada como um segundo volante e, após a paralisação causada pela pandemia de Covid-19, voltou a atuar como um meia armador e, em algumas ocasiões, pelos lados do campo. Os seus números são próximos dos apresentados por Lucas Lima: fez dois gols, deu duas assistências e dezessete passes decisivos na temporada. Além disso, o aproveitamento de Zé Rafael nas finalizações é muito abaixo do esperado: acertou apenas seis finalizações no ano. Com isso, ele não conseguiu a titularidade na equipe do Palmeiras.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Raphael Veiga

Veiga chegou ao Maior Campeão Nacional em 2017, mas, depois de uma temporada de pouco protagonismo, foi emprestado ao Athlético. Na equipe paranaense, ele venceu a Copa Sul-Americana e foi um dos destaques do time. Ao retornar para o Palmeiras, porém, o meia não conseguiu repetir o sucesso.

Raphael Veiga marcou o gol da vitória do Palmeiras sobre o Athlético (Foto: Cesar Greco)

Raphael iniciou a temporada como titular, ao lado de Lucas Lima, mas, por estar fora de posição, não rendeu. Com isso, o meia perdeu espaço no elenco e atuou em apenas 11 partidas, marcando 2 gols e não conseguindo dar nenhuma assistência. Ele, também, não foi capaz de criar boas oportunidades, sendo responsável por, apenas, 6 passes decisivos, todos no Campeonato Paulista. Sendo assim, o camisa 23 quase não entrou em campo e, nas oportnidades que teve, não correspondeu.

*Todas as estatísticas apresentadas no texto foram retiradas do SofaScore.

LEIA MAIS:
As inexplicáveis cadeiras cativas de Lucas Lima e Bruno Henrique no Palmeiras
O Galiotte presidente versus o Galiotte torcedor
Não te falta malandragem. Te falta atitude, Palmeiras.