Belluzzo sobre política no Palmeiras: ‘Temos de avançar para além dessas disputas selvagens’

Ex-presidente comentou as eleições presidenciais do Verdão no décimo segundo episódio do PodPorco

A 12º edição do PodPorco recebeu Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-presidente do Palmeiras. Ao longo de todo episódio, é possível acompanhar as histórias sobre sua relação com o Verdão, os enredos polêmicos da quente política palmeirense e como se iniciou o projeto da atual casa alviverde, o Allianz Parque.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

Sendo 2021 ano de eleição para a presidência do clube, o ex-mandatário contou que irá votar em Leila Pereira, porém criticou a falta de candidatos da oposição para fazerem frente à dona da Crefisa, fato visto pela primeira vez em 107 anos de clube. 

– Em geral, as disputas para a presidência do Palmeiras não são muito produtivas e civilizadas. O interessante seria termos um debate entre os candidatos. Para que os projetos fossem apresentados. Por que que eles não conseguiram solidificar a oposição? Porque eles brigam por tudo. Eu conheço muita gente ali, é muita gente que se acha maior do que é. – disse Belluzzo.

Um dos responsáveis por trazer a Parmalat para o Palmeiras, Belluzo afirmou que gostaria que Savério Orlandi, conselheiro do Verdão, fosse candidato à presidência, representando a oposição.

– Eu queria muito que o Savério se candidatasse, acho que faria bem ao Palmeiras e ao debate, um cara equilibrado, que tem uma grande carreira na política do clube. Temos que avançar para além dessas disputas selvagens e não civilizadas. Queria ver a Leila discutindo com o Savério, mas não há capacidade alguma de união das pessoas dentro do clube. A oposição está dividida porque fulano não senta com ciclano. Vocês não vão querer que o clube evolua desse jeito, né. – desabafou Belluzzo.

Por fim, o ex-presidente comentou sobre o conflito de interesses existente na candidatura de Leila Pereira. Segundo o economista, deveria existir um órgão fiscalizador além do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF).

– Isso tem de ser contornado de uma maneira institucional. Estou insistindo muito nisso. Deveriam criar um conselho de administração dentro do Palmeiras, com membros independentes da gestão dela. Com uma auditoria séria e independente que fiscalize para que não haja conflitos – e finalizou – o COF é um organismo importante, mas insuficiente na sua constituição para fazer esse papel. Eu digo com a maior sinceridade: eu não acho que isso será construído. Isso tinha que ser uma das demandas da oposição. Eu por fazer parte da UVB, vou votar na Leila. Seria ótimo ter uma oposição, um debate. Isso é uma prática democrática, embora não seja muito comum em clubes de futebol, infelizmente. 

Luiz Gonzaga Belluzzo foi presidente do Palmeiras entre 2009 e 2011.

Confira o episódio completo do PodPorco:

LEIA MAIS: