Maduro e com show de Veiga, Palmeiras faz 2 a 0 e vence o Santos, na Vila Belmiro

Verdão anota 4, mas impedimento e marcação errada de Raphael Claus impedem goleada histórica na casa do rival da baixada

O Palmeiras foi à Vila Belmiro, em Santos, em busca de manter o retrospecto positivo diante dos donos da casa, para quem o Verdão não perde desde 2019 . E o tabu foi mantido com a vitória por 1 a 0, com gol solitário de Rony, anotado ainda no primeiro tempo da partida. Movimentada, a partida contou com reclamações contra a arbitragem de Raphael Claus, dois gols anulados do camisa 7 do Alviverde e alguma emoção.

Escalação e tensão

Sem Felipe Melo, preservado, Abel Ferreira manteve a escalação dos últimos jogos, com Danilo na vaga do experiente camisa 30. Com isso, foi a campo com: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Rony e Dudu. Luiz Adriano, mais uma vez, iniciou a partida no banco de reservas.

O começo da partida foi de muita disputa e pouca entrega técnica. Demorou até que os times pudessem trabalhar com alguma paciência e com bola no chão. Quando conseguiu, o Palmeiras passou a ser perigoso. Primeiro, com Rony, que não conseguiu desviar cruzamento de Piquerez e depois o Santos com Marinho, em boa cobrança de falta que passou por perto do travessão de João Paulo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Impedimento e repeteco

Aos 39 minutos da primeira etapa, quando as ações já eram bem equilibradas, o Palmeiras chegou ao gol em uma jogada de 5 segundos. Weverton bateu tiro de meta, a bola percorreu além do meio campo, caiu sobre Dudu, que disputava espaço com o zagueiro do Santos, a bola sobrou para o camisa 4+3, que avançou e cruzou para Rony fazer bom giro na entrada da área e bater no canto direito do arqueiro do Peixe, abrindo o placar.

Não fosse o VAR, que acionou Raphael Claus, sugerindo toque de mão de Dudu. Depois de rápida checagem, o gol foi anulado. Para Salvio Spinola, comentarista da Rede Globo, o lance foi legal. Ainda que sob revolta pela marcação incorreta, o Verdão corrigiu as coisas 2 minutos mais tarde, em joga espetacular tramada por Dudu, num passe de letra para Raphael Veiga que assistiu, como se fosse com as mãos, Rony para ficar frente a frente com João Paulo e anotar o gol, esse sim, confirmado.

Segundo tempo e hat-trick

Apesar de uma pressão ainda no final da primeira etapa, o Palmeiras veio para o segundo tempo com a mesma postura segura, mas ainda mais veloz nas transições. Passou a somar oportunidades de ampliar e chegou ao gol com apenas quatro minutos. Rony e Scarpa vieram trocando passes desde o meio campo, até que o camisa 7 finalizasse no ângulo, mas havia posição irregular bem anotada. Dudu e o próprio Rony ainda desperdiçaram novas ocasiões, abrindo espaço para o Santos tentar uma reação.

Apesar da disposição e dos bons chutes de Zanocelo e Lucas Braga, defendidos com enorme intervenção de Weverton, foi o Palmeiras quem ampliou, enfim, depois de alguns lances mal aproveitados. Piquerez recuperou a posse, avançou e acionou Dudu, que encontrou Rony no pivô, o 7 assistiu Veiga, que finalizou no ângulo, na trinca, inapelável. João Paulo não se moveu. Era o quarto, mas o segundo confirmado.

Marca mantida

O final de partida foi de um Palmeiras tranquilo, sem grande esforço e já poupando alguns titulares. O Santos parecia sem forças e sem opções para reagir. O Verdão segue sem perder para o Santos e sai do Brasileirão com um 5 a 2 no agregado dos dois turnos, fora os 2 gols anulados deste domingo. Com 55 pontos conquistados, o time de Abel Ferreira é o segundo colocado do Brasileirão e agora enfrenta o Atlético-GO, na próxima quarta-feira (9), no Allianz Parque.

LEIA MAIS
Após não ser comprado pelo Palmeiras, Marino Hinestroza se despede: ‘Maior campeão do Brasil’Santos x Palmeiras: onde assistir ao clássico pelo Brasileirão, arbitragem e escalaçõesJG Falcade: ‘Um troféu e uma Estrelinha’